Tenho me tornado uma pessoa sem pressa.
Isso nunca foi um objetivo, mas de alguma forma, a serenidade me atrai.
Muitas pessoas pensam que querem não ter pressa, mas pode ser difícil ir contra a noção cultural de que fazer muitas coisas ao mesmo tempo aumenta nosso valor.
Talvez seja uma maneira excitante de viver: correr de um lugar para outro, controlar a loucura das agendas e café o suficiente para manter-se acordado etc.
Certamente, é uma forma fácil de perder o contato com o que é verdadeiramente valioso.
É preciso certa dose de coragem para ser uma pessoa sem pressa e desistir de elogios como “não sei como você consegue fazer tudo isso”. As rajadas de adrenalina ficam menos frequentes, e as pessoas que estão nesse ritmo frenético acabam se afastando.
Mas a serenidade ganha espaço e com ela o cultivo do que realmente nos alimenta.
Se estiver afim de experimentar essa jornada, sugiro:
- Priorizar 3 coisas que você precisa começar e terminar no mesmo dia, impreterivelmente. Depois vá aumentando para 04, 05 até 06. No início pararece bem difícil, mas com o tempo perceberá o quanto vai sobrar espaço no seu dia.
- Reservar um período de um dia da semana para não ter plano. Não planeje nada nesse horário específico e quando ele chegar, se pergunte o que você quer fazer, e faça.
- Fazer práticas de mindfulness e compaixão de 2 a 3 vezes por semana. Isso vai te ajudar a estar mais conscientes das suas emoções e reações.