Fred Queiroga, ligado a Hugo Motta e Nabor Wanderley, toma posse em meio a disputas políticas
O ex-assessor do deputado paraibano Hugo Motta, Fred Queiroga Pinto, condenado por desvio de recursos públicos, vai assumir a superintendência da Codevasf na Paraíba. A posse está prevista para o dia 1º de setembro.
A nomeação de Queiroga para o comando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na Paraíba foi revelada pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo, e reacende o debate sobre critérios políticos na ocupação de cargos estratégicos no estado. Fred Queiroga Pinto é vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba desde 2023. Também já foi superintendente adjunto da Empresa Municipal de Limpeza Urbana da Paraíba (Emlur), assessor parlamentar, secretário municipal de Finanças em Boa Ventura (PB) e secretário executivo da Pesca da Paraíba.
Apesar do currículo extenso, Queiroga foi condenado por envolvimento em fraudes em licitações e contratos de locação, mas ainda recorre da decisão. Em primeira instância, recebeu pena de 9 anos e 9 meses de reclusão em regime fechado, além de cinco anos de inabilitação para o exercício de função pública. Em 2023, o Tribunal de Justiça da Paraíba reduziu a pena para 5 anos e 4 meses, em regime semiaberto. Apesar de recursos pendentes, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já rejeitaram tentativas anteriores de reversão da condenação.
A indicação de Queiroga ocorre após a exoneração de Irlen Guimarães, apadrinhado do senador Efraim Filho (União Brasil), que rompeu com o governo federal ao se alinhar ao PL para disputar o governo da Paraíba em 2026. Segundo informações de bastidores, Guimarães foi alertado por aliados sobre a iminente troca de comando, mas apostava no apoio de parte da bancada para se manter no cargo.
Fred Queiroga, além de ex-assessor de Hugo Motta, é coordenador da pré-campanha e da campanha ao Senado de Nabor Wanderley, prefeito de Patos e pai do deputado. A articulação política que garantiu sua nomeação contou com o aval do presidente da Câmara dos Deputados, segundo revelou Lauro Jardim.
A posse de Queiroga está marcada para o dia 1º de setembro, consolidando uma mudança estratégica na condução da Codevasf na Paraíba, órgão responsável por importantes projetos de infraestrutura e desenvolvimento regional.
Clique aqui e confira a íntegra dos recursos negados em desfavor de Fred Queiroga.
(Fonte: redação Click100 com Lauro Jardim, O Globo / Imagem: reprodução redes sociais)