No sábado: novo sistema de alertas da Defesa Civil será testado em quatro municípios da Paraíba; confira

O Defesa Civil Alerta realizará, no sábado (14/06), testes em quatro cidades da Paraíba: João Pessoa, Alagoa Nova, Itatuba e Coremas. O sistema, que será testado permitirá o envio de alertas automáticos para celulares em áreas de risco, garantindo que a população seja avisada com antecedência sobre possíveis desastres naturais e situações emergenciais. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou, nesta semana, o Guia Defesa Civil Alerta, publicação que reúne informações simples e acessíveis sobre o funcionamento da nova ferramenta de alertas de emergência. O objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre essa tecnologia essencial para a prevenção de riscos e a proteção da vida em situações de desastres. O Guia, elaborado em parceria com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), está disponível no portal da Anatel: 🔗 https://www.gov.br/anatel/pt-br/dados/utilidade-publica/alertas-de-desastres/defesa-civil-alerta Além da publicação, a Anatel disponibilizou um painel de dados interativo com informações atualizadas sobre os alertas emitidos. O dashboard apresenta estatísticas por tipo de ocorrência, localização, data de envio e outros filtros. Sobre o Defesa Civil Alerta O Defesa Civil Alerta é baseado na tecnologia cell broadcast e tem como objetivo permitir que os órgãos de Defesa Civil enviem alertas de emergência à população em áreas de risco de desastres, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e vendavais. A ferramenta complementa outros tipos de notificação — como SMS e TV por assinatura — e utiliza a transmissão por redes móveis para enviar mensagens de texto diretamente aos celulares conectados às redes 4G e 5G nas regiões afetadas. As mensagens aparecem como notificações pop-up, sobrepostas ao conteúdo em uso no momento, o que garante que o alerta seja percebido imediatamente. Expansão para a Região Nordeste No próximo sábado, 14 de junho, serão enviados alertas de demonstração para as capitais dos nove estados do Nordeste, além de três cidades por estado, como parte da fase de implantação do sistema na região. Confira abaixo: A operação plena do sistema em toda a Região Nordeste terá início em 18 de junho, quando os alertas passarão a ser enviados em situações reais de risco. (Fonte: Ascom Anatel / Imagem: Freepik)

R$ 10,9 milhões: Governo Federal autoriza construção de mais 64 moradias em João Pessoa; confira

O Ministério das Cidades continua engajado no objetivo de aumentar o número de casas para quem precisa e foi autorizada, nesta quarta-feira (11/06), a contratação de mais 696 habitações pelo programa Minha Casa, Minha Vida, na linha de atendimento Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). As novas moradias irão beneficiar mais de 2.700 pessoas em municípios de quatro estados, com investimento de R$ 113,6 milhões. A informação foi publicada no Diário Oficial da União.  Criada para contemplar as famílias em maior vulnerabilidade social, o FAR do Minha Casa, Minha Vida atende famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.850,00 (Faixa 1), residentes de áreas urbanas. Mais de 229 mil moradias foram selecionadas na modalidade desde 2023, das quais 134 mil já foram autorizadas a contratar, beneficiando mais de 536 mil moradores.  De acordo com a nova portaria, na região Sudeste, Minas Gerais receberá 432 unidades habitacionais em Ribeirão das Neves, divididas em 240 para o empreendimento Jardim Alvorada 1, que conta com R$ 40,6 milhões em investimentos, e 192 para o Jardim Alvorada 2, com recursos na faixa de R$ 32,5 milhões. Ubatuba, em São Paulo, terá a construção de 150 moradias no Morada Esperança I, custando RS 23,1 milhões.  No Nordeste, João Pessoa, capital da Paraíba, será beneficiada com 64 casas do Residencial S II, com R$ 10,9 milhões em investimento. São José do Mipibu, no Rio Grande do Norte, foi contemplado e receberá 50 casas, no valor total de R$ 6,5 milhões.  Para mais detalhes, acesse a íntegra da portaria abaixo: Site sobre o novo ciclo de contratações do MCMV-FAR O Ministério das Cidades colocou no ar uma página dedicada ao novo ciclo de contratações do Minha Casa, Minha Vida, incluindo vídeos tutoriais com o passo a passo para o envio de propostas pelas prefeituras, governos estaduais e do Distrito Federal, além de construtoras.   Foi definida nova meta de 110 mil novas moradias no novo ciclo, com apoio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Serão beneficiadas famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.850 (faixa 1).  Uma das novidades neste processo é a implementação do modelo de balcão. As propostas serão recebidas, analisadas e aprovadas conforme ordem de recebimento, até atingir a meta para cada estado. O prazo de envio é de até 28/08/2026 ou até o alcance das metas definidas por estado na Portaria mcid nº 488, DE 19 DE MAIO DE 2025. (Fonte e foto: Ascom MCid)

Após inaugurar barragem, em Sousa, na quarta, Governo Federal inaugura adutora, nesta quinta, em Teixeira

O Governo Federal segue avançando na ampliação da infraestrutura hídrica do Nordeste com a segunda etapa do programa Caminho das Águas, que acontece entre os dias 11 e 13 de junho. A iniciativa contempla obras estratégicas nos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, garantindo acesso à água para milhares de pessoas. Na Paraíba, as inaugurações começaram na quarta-feira (11) com a entrega da Barragem de Engenheiro Ávidos, em Sousa, e continuam nesta quinta-feira (12) com a inauguração do Ramal da Adutora Desterro, em Teixeira. Ambas as obras fazem parte do esforço federal para fortalecer a segurança hídrica e reduzir os impactos da seca na região. Infraestrutura que transforma vidas A Barragem de Engenheiro Ávidos, localizada em Cajazeiras, passou por um amplo processo de recuperação e modernização, ampliando sua capacidade para 294 milhões de m³. O reservatório é essencial para armazenar as águas do Projeto de Integração do São Francisco (PISF) e abastecer o Rio Grande do Norte por meio do Rio Piranhas. Com um investimento de R$ 34,3 milhões, a obra beneficia diretamente 83.500 pessoas. Já nesta quinta-feira (12), será entregue o Ramal da Adutora Desterro, além da visita às obras da Adutora do Pajeú, uma das principais infraestruturas hídricas do Nordeste. Com capacidade para fornecer 830,7 litros de água por segundo, a adutora beneficiará 32 localidades entre Pernambuco e Paraíba, garantindo abastecimento para milhares de famílias. Novo ciclo de desenvolvimento para o Sertão A ampliação dos recursos hídricos no Nordeste representa um avanço significativo na resiliência da região, reduzindo a vulnerabilidade das populações à seca e garantindo melhores condições de vida. Segundo o Governo Federal, essas obras reafirmam o compromisso com o direito à água e com um desenvolvimento sustentável, permitindo que milhares de pessoas reescrevam suas histórias com mais segurança e dignidade. Com essa nova etapa do Caminho das Águas, a infraestrutura hídrica do Nordeste recebe um reforço essencial, aproximando-se do objetivo de garantir água para todos. Calendário completo das inaugurações e visitas técnicas Quarta-feira (11/6) Quinta-feira (12/6) Sexta-feira (13/6) A segunda etapa do Caminho das Águas reforça o compromisso do Governo Federal com a expansão do acesso à água e o enfrentamento da seca no semiárido nordestino. As ações entregues e vistoriadas durante os três dias da programação fortalecem a infraestrutura hídrica e social da região, garantindo água para consumo humano, agricultura, pecuária e desenvolvimento regional. (Fonte: Click100 com Ascom MIDR / Imagem: reprodução Ascom MIDR)

TJPB vai lançar o Observatório de Violência Doméstica na sexta-feira

No dia 13 de junho, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) lançará o Observatório de Violência Doméstica. A cerimônia está marcada para às 8h, na Sala Branca, localizada no Anexo Administrativo do Tribunal, em João Pessoa. A ação é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e a Diretoria de Tecnologia do TJPB. De acordo com a juíza Graziela Queiroga Gadelha de Sousa, coordenadora da Mulher, o Observatório será uma ferramenta estratégica disponibilizada pelo Tribunal, tanto para magistrados(as) e servidores(as), por meio de uma plataforma interna, quanto para o público externo, especialmente profissionais que atuam na rede de enfrentamento à violência contra a mulher.  “A partir dos dados que serão divulgados, será possível acessar o quantitativo de medidas protetivas e ações penais em tramitação relacionadas à violência doméstica, organizadas por comarca”, disse a juíza. A magistrada destaca que esses dados informativos servirão de base para orientar e qualificar o trabalho, tanto internamente quanto para subsidiar a formulação, aprimoramento e criação de políticas públicas. “Essa iniciativa se alinha a ações semelhantes, como o Painel de Violência Doméstica lançado recentemente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Aqui na Paraíba, buscamos trazer essa mesma proposta, adaptada às especificidades da nossa realidade local, por meio do Observatório de Violência Doméstica”, afirmou. (Fonte: AScom TJPB / Foto: Freepik Dragana Gordic)

Assembleia aprova projeto de aposentadoria voluntária do TJPB

Depois de mais de uma década, o Tribunal de Justiça da Paraíba consegue aprovar na Assembleia Legislativa o Plano de Incentivo à Aposentadoria Voluntária (Pinav). Considerado pelos servidores como uma conquista histórica, o projeto agora será enviado para sanção do governador do Estado.  Serão beneficiários do Pinav os servidores efetivos do quadro permanente do Tribunal de Justiça que preencham os requisitos para aposentadoria voluntária, na forma da legislação vigente para os servidores estaduais, observada, em qualquer caso, a disponibilidade orçamentária e financeira do TJPB. “O Pinav se apresenta como um instrumento eficaz de gestão de pessoas, contribuindo para a diminuição de despesas com pessoal, além de atender aos reclamos dos servidores que, justificadamente, relutam em pedir aposentadoria, em razão do não recebimento de verbas indenizatórias por ocasião da inatividade”, afirma o presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho.  Segundo ele, a proposta visa promover uma reestruturação responsável e planejada da força de trabalho do Poder Judiciário estadual, por meio da adoção de uma política institucional que estimule a aposentadoria voluntária, com a consequente reorganização das unidades administrativas e judiciárias, conforme as diretrizes estratégicas da gestão. Conforme o texto aprovado, fica limitado a 500 o número de beneficiários, distribuídos da seguinte forma: 100 beneficiários em 2025; 100 beneficiários em 2026; 100 beneficiários em 2027; 100 beneficiários em 2028 e 100 beneficiários em 2029. O prazo para adesão ao Plano será de 30 dias corridos após a publicação do edital de abertura. (Fonte e foto: Ascom TJPB | Ednaldo Araújo)

Bingo: China envia peças para montagem final do maior radiotelescópio da América Latina, na Paraíba

O projeto do radiotelescópio Bingo – o maior da América Latina – entra agora na fase de instalação em território brasileiro, mais precisamente no município de Aguiar, no Sertão da Paraíba. O início dessa nova fase foi marcado com uma Cerimônia de Expedição das Estruturas Metálicas do Radiotelescópio, na cidade de Shijiazhuang, na China, nessa segunda-feira (09/06) e o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), como parceiro no projeto, marcou presença no ato que simbolizou o envio dos últimos contêineres, com a estrutura metálica que compõem o corpo principal do equipamento. O encontro aconteceu na sede do 54º Instituto de Pesquisa da CETC (China Electronics Technology Group Corporation), instituição parceira do projeto e responsável pela fabricação da estrutura. Todas as peças foram testadas, certificadas e agora seguem em embarque para o município de Aguiar. Com R$ 20 milhões de investimento direto do Governo da Paraíba, o Projeto Bingo se consolida como o maior radiotelescópio da América Latina. As estruturas expedidas na China incluem todo arranjo e componentes do espelho primário, espelho secundário e torres das cornetas, partes centrais do telescópio. As obras de instalação do radiotelescópio estão em ritmo avançado. A terraplanagem foi concluída, a casa de comando e a usina solar já foram construídas, e a fundação em concreto que dará suporte às torres e aos refletores e sustentarão toda a estrutura está em andamento. Quinze cornetas-antenas fabricadas em São Paulo já estão na Paraíba. Entre os equipamentos de ponta já entregues está o phased array, uma tecnologia de antenas semelhante às usadas em redes 5G, que permitirá ampliar a cobertura do céu observada pelo Bingo com maior sensibilidade. “Esse momento representa muito para todos nós. Depois de tanto planejamento e trabalho conjunto, ver essas estruturas prontas e a caminho da Paraíba é a prova concreta de que o projeto está se tornando realidade. O Bingo começa, de fato, a ganhar forma no nosso solo, e isso é resultado direto de uma colaboração internacional que tem dado certo”, afirmou o secretário Cláudio Furtado, que representou o Governo da Paraíba na cerimônia. Além da participação na solenidade, o secretário foi recebido por autoridades da Província de Hebei, quando apresentou as potencialidades da Paraíba nas áreas de ciência e tecnologia. Na ocasião, também foi exibido um vídeo institucional destacando as oportunidades e os avanços do estado. Durante a apresentação, o secretário enfatizou os eixos de formação, fomento e articulação já desenvolvidos na Paraíba, como o Complexo Científico do Sertão Paraibano, que inclui o radiotelescópio Bingo, a Cidade da Astronomia, o Museu de Arqueologia da Paraíba e a requalificação do Vale dos Dinossauros em Sousa. Como também o Programa Paraíba sem Fronteiras, que visa incentivar a mobilidade internacional de estudantes, pesquisadores e empreendedores, e atrair investimentos em pesquisa e desenvolvimento. “Estamos construindo pontes sólidas entre instituições paraibanas e internacionais. Nosso objetivo é ampliar a formação qualificada, atrair centros de pesquisa e fomentar a inovação como vetor de transformação social e econômica no Estado da Paraíba”, completou Furtado. Projeto Bingo – O Radiotelescópio Bingo é um equipamento científico de grande porte em construção no município de Aguiar, no Sertão da Paraíba. Ele tem como objetivo captar sinais de rádio emitidos pelo hidrogênio neutro, permitindo aos cientistas investigar a formação do universo e a matéria escura. Diferente dos telescópios ópticos, o Bingo detecta ondas de rádio sutis, invisíveis a olho nu. O equipamento também poderá monitorar satélites, meteoros e pequenos corpos celestes, ampliando sua importância científica e funcional. O equipamento terá dimensões semelhantes às de um campo de futebol, com grandes espelhos metálicos e dezenas de antenas chamadas cornetas, responsáveis por captar os sinais. A cidade de Aguiar foi escolhida por ser uma região livre de interferências eletromagnéticas, como sinais de celular e rotas aéreas, o que garante um ambiente ideal para observações de alta precisão. O Radiotelescópio Bingo conta com parcerias, além do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties)/ Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB), da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo), da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI/Finep), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Governo da China e Agência Espacial Brasileira (AEB). (Fonte e fotos: Secom PB)

Paraíba é o 13º Estado do Brasil com menor ocorrência de estupros, diz Mapa da Segurança Pública

O Mapa da Segurança Pública, divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) nesta quarta-feira (11/06), revelou dados oficiais sobre a violência sexual no Brasil. Segundo o levantamento, a Paraíba registrou 1.522 casos de estupro em 2024, ocupando a 13ª posição no ranking nacional de menor número de ocorrências do tipo, conforme informações do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP). O estudo aponta que o Brasil teve um total de 83.114 vítimas de estupro no último ano, o maior número dos últimos cinco anos. A média nacional foi de 227 vítimas por dia, sendo 86% do sexo feminino. Apesar de a Região Nordeste apresentar a menor taxa de estupro do país, com 29,01 casos por 100 mil habitantes, os números da Paraíba reforçam a necessidade de políticas públicas voltadas à prevenção e ao combate à violência sexual. O relatório também destaca o crescimento contínuo dos registros ao longo dos anos, evidenciando um cenário preocupante para a segurança das mulheres e grupos vulneráveis. (Fonte: Click100 com Ascom MJSP) Confira o infográfico:

PF faz operação contra “fábrica de diplomas” na Paraíba, mais 10 Estados e no Distrito Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11/6), a Operação Código 451, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na falsificação e comercialização de diplomas de ensino superior. Esses documentos estariam sendo utilizados para a obtenção de registros em conselhos profissionais e para o exercício ilegal de atividades privativas de profissões regulamentadas. As buscas são realizadas nas seguintes unidades da Federação: Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Piauí, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos outros 11 estados, inclusive na residência do principal suspeito de liderar o esquema, além de diversos beneficiários da fraude, que teriam adquirido diplomas falsificados com a finalidade de atuar profissionalmente em áreas como saúde, engenharia, direito, educação física, entre outras. As investigações tiveram início após a identificação de um diploma falso apresentado para registro profissional. A partir da análise do documento, foi descoberto um site fraudulento, hospedado em uma plataforma pública, criado para simular um ambiente oficial de verificação de diplomas universitários. O ambiente digital, construído com aparência legítima, continha diversos diplomas falsos em nome de terceiros. O material era oferecido à venda por meio de redes sociais e plataformas de mensagens, e os documentos abrangiam cursos de Direito, Psicologia, Engenharias, Biomedicina, Fisioterapia, Administração, Educação Física, entre outros. A PF já identificou ao menos 33 diplomas fraudulentos associados ao mesmo ambiente virtual. A investigação apura a atuação de um grupo estruturado, com divisão de tarefas, envolvendo a produção, venda e uso de diplomas falsificados, havendo ainda indícios de lavagem de dinheiro e associação criminosa. Pelo menos oito dos beneficiários já estariam com registros ativos em conselhos de classe, exercendo funções diretamente ligadas às áreas falsamente declaradas. Os investigados poderão responder por falsificação de documento público, uso de documento falso, estelionato, exercício ilegal de profissão e receptação, entre outros delitos eventualmente apurados ao longo das investigações A Polícia Federal também está comunicando os conselhos profissionais competentes, para que sejam adotadas as medidas administrativas e disciplinares cabíveis em relação aos registros obtidos por meio de documentação falsa. (Fonte: Click100 com Ascom PF / Imagem: Arquivo Ascom PF)

Topo
Verified by MonsterInsights