O Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou, nesta sexta-feira (06/06), a manutenção de Dinho Dowsley (PSD) na presidência da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), ao rejeitar mais um recurso apresentado pelo PDT. Essa decisão frustra mais uma tentativa de destituir Dowsley, que vem acumulando sucessivas vitórias judiciais sobre investidas para anular sua eleição. O partido já havia tentado, na Justiça da Paraíba e no próprio STF, modificar o comando da Casa Legislativa, sem sucesso. Dessa vez, a 1ª Turma do STF reforçou a legalidade da escolha do presidente, mantendo a estabilidade da Câmara diante dos desafios impostos por disputas políticas e jurídicas. Com a nova decisão, Dinho Dowsley segue firme na liderança do Legislativo pessoense, consolidando sua posição à frente da Casa, apesar da insistência de opositores em questionar sua gestão. (Fonte: Click100 / Foto: Ascom CMJP)
Aliada histórica de Ricardo Coutinho, ex-deputada Estela Bezerra, ganha cargo na gestão Lula; veja
O Governo Federal oficializou, nesta sexta-feira (06/06),a nomeação da ex-deputada paraibana Estelizabel Bezerra de Souza como nova Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, cargo vinculado ao Ministério das Mulheres. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União por meio da Portaria nº 681, assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Aliada histórica do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), Estelizabel retorna ao cenário político para coordenar políticas públicas de combate à violência de gênero. A nomeação ocorre em um momento de fortalecimento da pauta feminina na gestão federal, ampliando ações de segurança, proteção e autonomia das mulheres. História, escândalo e prisão A trajetória da nova secretária inclui atuação no legislativo estadual e militância em direitos humanos, mas também episódios controversos, como sua prisão temporária durante as investigações da Operação Calvário, que apurou um suposto esquema de corrupção na Paraíba. Agora, ela assume um dos postos de maior responsabilidade do ministério, com desafios voltados à implementação de políticas preventivas e ao fortalecimento da rede de apoio às vítimas de violência. (Fonte: Portal da Capital / Foto: reprodução rede social Facebook) Confira nomeação:
Justiça cassa mandato do prefeito e vice de Condado por abuso de poder nas Eleições 2024
A Justiça Eleitoral determinou, na quinta-feira (05/06), a cassação dos mandatos do prefeito de Condado–PB, Caio Rodrigo Bezerra Paixão, e do vice-prefeito, Francisco Pereira dos Santos Júnior, por abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2024. A decisão foi proferida pela juíza Isabella Joseanne Assunção Lopes Andrade de Souza, da 51ª Zona Eleitoral, no âmbito de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação “Condado Precisa Mudar” (PDT/PL). Além da perda dos cargos, os dois gestores e o ex-prefeito Marcelo Bezerra Dantas de Sá foram declarados inelegíveis por oito anos. Segundo documentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e depoimentos colhidos no processo, a Prefeitura de Condado ampliou em mais de 24% as contratações temporárias nos meses que antecederam o pleito, prática considerada ilegal e capaz de interferir na disputa eleitoral, violando o artigo 73 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). A magistrada destacou que, em um município de pequeno porte como Condado, com 5.800 eleitores, o uso político das contratações públicas tem impacto severo na igualdade da disputa e na liberdade do voto. Além da cassação, a sentença determina novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito. O advogado da coligação responsável pela ação, Gustavo Nunes de Aquino, celebrou a decisão, afirmando que ela representa um compromisso com a integridade do processo democrático. A defesa dos cassados ainda pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). (Fonte: Click100 com Justiça Eleitoral / Foto: reprodução internet)
PF deflagra operação contra crimes eleitorais nas cidades de Mamanguape e Baía da Traição; confira
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (6/6), a Operação Expresso do Voto nas cidades de Mamanguape e Baía da Traição, oportunidade em que foram cumpridas duas ordens de busca e apreensão expedidas pela Justiça Eleitoral. As investigações se iniciaram a partir de requisição da Justiça Eleitoral para apurar possível crime eleitoral praticado por eleitores ao requererem transferência de domicílio eleitoral se utilizando de documentos de comprovação de endereço supostamente falsos. Com as investigações foi possível concluir que as transferências de domicílio eleitoral suspeitas havia sido “compradas” por um candidato a vereador, tendo os eleitores também se comprometido a votar no referido candidato no pleito de 2024, tendo o candidato suspeito disponibilizado veículos para os eleitores de outros municípios irem votar nele no dia das eleições. Os investigados poderão responder pelos crimes de captação ilícita de votos e falsificação de documento particular para fins eleitorais. (Fonte e foto: Ascom PF)
Paraíba entra na lista dos 4 Estados considerados referência na recuperação de celulares roubados
O partido União Brasil e a Fundação Indigo divulgaram uma Carta de Compromisso com a Segurança Pública, destacando a Paraíba como um dos quatro estados, além do Distrito Federal, que se tornaram referência na recuperação de celulares roubados. O documento, apresentado durante o evento S.O.S Bahia, realizado na quinta-feira (05/06) em Salvador, diante de políticos e especialistas em segurança pública, enfatiza os desafios enfrentados na Bahia e aponta exemplos de estados que avançaram na redução da criminalidade. Entre os destaques, a Paraíba aparece ao lado de Minas Gerais, Espírito Santo e Piauí, reconhecida pela eficácia de suas políticas voltadas à recuperação de aparelhos furtados. Segurança Pública em Foco A declaração feita pelo União Brasil ressalta o impacto da recuperação de celulares no enfrentamento ao crime organizado, visto que o roubo e o comércio ilegal de dispositivos móveis são desafios recorrentes no país. A Paraíba tem se destacado pelo emprego de tecnologias inovadoras e estratégias de rastreamento, fortalecendo a atuação da polícia no combate a esse tipo de crime. Além da menção ao estado, o evento abordou medidas de segurança e estratégias adotadas em outras regiões do Brasil para reduzir os índices de violência e melhorar o suporte às forças policiais. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o deputado federal Capitão Alden (PL-BA) e especialistas como Caio Coppola e Rodrigo Pimentel participaram dos painéis, debatendo caminhos para o avanço da segurança pública no país. A Paraíba segue se consolidando como referência na recuperação de bens roubados, reafirmando seu compromisso com a modernização da segurança pública e a proteção dos cidadãos. (Fonte: Click100 com SOS Bahia / Imagem: Freepik)
Justiça Eleitoral confirma o cancelamento de 67 mil títulos paraibanos; clique aqui e confira a situação do seu documento
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cancelou, entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2025, 67.524 títulos de eleitor de cidadãos que deixaram de votar e de justificar a ausência nas últimas três eleições consecutivas, conforme determina a Resolução TSE nº 23.737/2024 e o Provimento nº 1/2025 da Corregedoria-Geral Eleitoral. A medida acompanha o cancelamento nacional, que atingiu mais de 5 milhões de títulos em todo o país, o que representa cerca de 3,17% do eleitorado brasileiro. Na Paraíba, foram inicialmente identificados 71.029 eleitores faltosos. Desses, 2.829 regularizaram a situação dentro do prazo e 282 títulos passaram por cancelamento posterior, por diferentes razões, como a informação de óbito. Outros 394 eleitores foram classificados como não sujeitos ao cancelamento, por estarem em situações previstas na legislação eleitoral, como maiores de 70 anos, jovens de 16 e 17 anos ou analfabetos. Atualmente, o eleitorado apto na Paraíba soma 3.221.729 eleitores. Os dados podem ser consultados na página de estatísticas do eleitorado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Regularização permanece disponível A Justiça Eleitoral reforça que quem teve o título cancelado pode solicitar a regularização de forma prática e segura pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do TSE e no portal do TRE-PB, com redirecionamento unificado. Nos casos em que o eleitor ainda não possui dados biométricos cadastrados, será necessário comparecer ao cartório eleitoral em até 30 dias após o pedido para realizar a coleta. Se a biometria já estiver registrada, a regularização poderá ser concluída integralmente pela internet. Como verificar a situação eleitoral A situação cadastral pode ser consultada diretamente no site do TSE, com o número do título ou CPF. Manter a situação eleitoral regular é essencial não apenas para votar nas próximas eleições, mas também para assumir cargos públicos, renovar documentos e obter passaporte, entre outros serviços. Clique AQUI e consulte sua situação eleitoral. (Fonte e foto: Ascom TRE-PB)
Paraíba ganha nova ‘Reserva Particular’ para preservação estratégica da Caatinga
A defesa do meio ambiente no Brasil avança com a oficialização de seis Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), incluindo a RPPN Tião Preto, localizada no município de Barra de Santa Rosa, Paraíba. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5/6) pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e pelo ministro substituto do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, durante cerimônia oficial no Palácio do Planalto, em Brasília. As RPPNs são unidades de conservação de domínio privado que contribuem diretamente para a preservação dos biomas brasileiros, permitindo atividades de pesquisa científica, turismo ecológico e educação ambiental. A iniciativa integra a estratégia nacional de defesa ambiental e reforça o engajamento voluntário da sociedade na conservação de ecossistemas essenciais para a biodiversidade. Além da área paraibana, as novas reservas abrangem regiões de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina, protegendo vegetação dos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Preservação Estratégica na Paraíba A RPPN Tião Preto, com 99,99 hectares, passa a ser um espaço destinado à conservação da Caatinga, um dos biomas mais singulares do Brasil, caracterizado por sua resistência climática e riqueza ecológica. A região abriga diversas espécies vegetais e animais adaptadas às condições semiáridas, reforçando o papel estratégico de Barra de Santa Rosa na proteção ambiental e no desenvolvimento sustentável. O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, destacou que as novas reservas fortalecem o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). “Esse modelo de preservação permite que proprietários de terras se comprometam de forma voluntária com a conservação, garantindo que áreas importantes permaneçam protegidas para futuras gerações”, afirmou. Compromisso Ambiental A criação das novas RPPNs foi anunciada no contexto da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando a necessidade de ampliação das políticas ambientais no país. O governo incentiva proprietários privados a submeter áreas para reconhecimento como reservas, assegurando sua preservação permanente e promovendo atividades sustentáveis dentro das unidades. A oficialização da RPPN Tião Preto em Barra de Santa Rosa representa um marco para a Paraíba, destacando o papel do estado na proteção dos recursos naturais. A iniciativa fortalece a governança ambiental e abre espaço para novas ações voltadas à defesa da biodiversidade, consolidando o bioma da Caatinga como peça fundamental na estratégia de conservação do Brasil. (Fonte: Click100 com Ascom MMA / Foto: Ascom MMA | Eduardo Menezes Santos Neves)
Ministro da Saúde entrega novas ambulâncias para o Nordeste; onze reforçarão atendimento na Paraíba
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, celebrou um importante avanço na infraestrutura da saúde pública ao entregar a ampliação do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (Heom), em Salvador (BA), em uma cerimônia oficial realizada nesta quinta-feira (5/6). Além da modernização da unidade hospitalar, que agora dispõe de 160 leitos dedicados a pneumologia, cirurgia torácica, oncologia e procedimentos de cabeça e pescoço, a solenidade marcou a entrega de 167 novas ambulâncias do SAMU 192 para estados das regiões Norte e Nordeste. Com o reforço na frota, a Paraíba recebeu 11 novas ambulâncias, contribuindo para a redução do tempo de resposta em urgências e emergências e aprimorando o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Segundo Padilha, a renovação do SAMU é essencial para garantir assistência rápida e eficaz à população. “Estamos distribuindo novas ambulâncias por todo o país, pois sabemos que o acesso imediato ao atendimento pode salvar vidas”, destacou o ministro. Investimentos e Expansão na Saúde O evento contou com a participação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que reforçaram o compromisso do governo federal com a modernização dos serviços públicos de saúde. A entrega faz parte do Novo PAC Seleções, programa que investiu R$ 48,5 milhões na renovação da frota do SAMU 192. Desde 2023, já foram distribuídas 2.223 novas ambulâncias, ampliando significativamente a cobertura de atendimento de urgência no Brasil. Para o estado da Paraíba, a chegada das novas unidades representa um avanço na assistência emergencial, garantindo respostas mais ágeis e eficazes nos atendimentos médicos em municípios que necessitam de infraestrutura reforçada. A entrega das ambulâncias se soma ao esforço contínuo de universalização do SAMU 192, que hoje cobre mais de 188 milhões de brasileiros em 4.143 municípios. Mais Qualidade na Saúde O ministro Alexandre Padilha destacou que as novas ambulâncias ajudarão a fortalecer a rede de urgência e emergência, alinhando-se a iniciativas como o programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir o tempo de espera por atendimentos médicos especializados no SUS. Ao reafirmar o compromisso com a expansão do atendimento médico na Paraíba, a cerimônia consolidou mais um importante passo para aprimorar os serviços de saúde no estado e em todo o Nordeste (Fonte: Click100 com Ascom MS / Foto: Ascom MS | Rafael Nascimento)
Defesa Civil Nacional confirma implantação de sistema de alertas em quatro municípios da Paraíba
Reforçando o compromisso com a preservação de vidas, a Defesa Civil Nacional anunciou a implantação do Defesa Civil Alerta em quatro cidades da Paraíba: João Pessoa, Alagoa Nova, Itatuba e Coremas. O sistema, que será testado no próximo dia 14 de junho, permitirá o envio de alertas automáticos para celulares em áreas de risco, garantindo que a população seja avisada com antecedência sobre possíveis desastres naturais e situações emergenciais. A iniciativa faz parte de um esforço nacional para ampliar a capacidade de resposta a emergências, sendo promovida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). No total, 36 municípios nordestinos participarão da demonstração simultânea, incluindo quatro cidades de cada estado da região. O alerta será disparado a partir de Brasília pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Tecnologia para Salvar Vidas O Defesa Civil Alerta funciona por meio da rede de telefonia celular, enviando mensagens de emergência diretamente para os dispositivos móveis conectados às redes 4G e 5G. O sistema sobrepõe o alerta ao conteúdo acessado pelo usuário e emite um som característico, mesmo que o celular esteja no modo silencioso, garantindo que a população receba as informações sem necessidade de cadastro prévio. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou a importância da ferramenta na proteção da população. “Agora avançamos na implantação no Nordeste, e, em breve, iniciaremos as capacitações no Norte e Centro-Oeste, para que o sistema esteja disponível em todo o país até o fim do ano”, afirmou. Alerta Extremo: Teste Programado No dia 14 de junho, será realizado um teste simultâneo nas cidades nordestinas selecionadas, com o envio de uma mensagem de Alerta Extremo, sinalizando urgência imediata em casos de desastre. A mensagem oficial informará sobre o novo sistema e como acessá-lo para mais detalhes. A implementação do Defesa Civil Alerta na Paraíba representa um grande avanço na estratégia nacional de prevenção e resposta a desastres, fortalecendo a segurança da população diante de eventos climáticos extremos e outras emergências. (Fonte e foto: Click100 com Ascom MIDR)
Forças de segurança do Estado da Paraíba deflagraram operação de combate ao tráfico de drogas e crimes patrimoniais
Na ação foram apreendidas armas de fogo, drogas, cédulas falsas, dinheiro e vários materiais As forças de segurança do Estado da Paraíba, com base em informações compartilhadas pela FICCO-PB, deflagraram, nesta quinta-feira (05/06), a Operação Serra de Copaóba que consistiu no cumprimento de 13 mandados judiciais, sendo 7 mandados de prisão e 6 mandados de busca e apreensão nos municípios paraibanos de Sertãozinho, Duas Estradas, Serra da Raiz e João Pessoa. A operação teve por objetivo desarticular núcleo criminoso com atuação voltada ao tráfico de drogas e delitos patrimoniais violentos nas cidades acima citadas. Durante a ação foram apreendidas armas de fogo, drogas, cédulas falsas, dinheiro e vários materiais relacionados com os crimes investigados. A FICCO/PB resulta da união de esforços entre Polícia Federal, Polícia Civil, Secretaria Nacional de Políticas Penais – Senappen, Polícia Militar, Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba. A integração possui como objetivo reprimir as ações de grupos criminosos organizados no Estado da Paraíba. (Fonte e Foto: Ascom PF)