O deputado federal paraibano, Damião Feliciano (União), deve seguir a ideia do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), também paraibano, e emitir parecer favorável para aumentar 14 cadeiras no parlamento federal, em Brasília. Damião é relator do Projeto de Lei (PL) que sugere o aumento do número de deputados na Casa Legislativa, medida esta que, se aprovada, pode evitar a perda de duas cadeiras para o Estado da Paraíba que, com isso, poderia perder também cerca de R$ 120 milhões por ano em recursos federais. A análise do pedido de urgência para o projeto acontecerá nesta terça-feira (06/05) após adiamento no dia anterior. Caso a urgência seja aprovada, o texto não precisará passar por comissões temáticas e poderá ser analisado diretamente pelo plenário. Damião Feliciano deve apresentar o parecer sobre a proposta para análise do plenário até quarta-feira (07/05). E, caso se concretize a expectativa de que ele deve seguir a ideia de Motta, a Câmara passaria a ter, pelo menos 527 parlamentares, 14 a mais que os atuais 513. A Câmara tem até o dia 30 de junho para resolver a pendência. O prazo foi dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após determinar que o Congresso revise o número de parlamentares por estado na Câmara e que, para tanto, sejam utilizados, os dados populacionais mais atualizados. Se Casa seguisse à risca a recomendação do STF utilizando dados do Censo Demográfico de 2022, sete estados ganhariam cadeiras e outros sete, incluindo a Paraíba, perderiam vagas. Estados que ganhariam vagas na Câmara Federal: Estados que perderiam vagas na Câmara Federal: (Fonte: Click100.com.br / Imagem: reprodução Ascom Câmara Deputados)
TRE-PB reforma estrutura para força-tarefa e conclusão das operações ‘Calvário’ e ‘Território Livre
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou na segunda-feira (05/05) mudanças na estrutura organizacional. O novo organograma visa priorizar o processamento e julgamento de Processos Criminais Complexos e das Prestações de Contas Eleitorais e Partidárias. Para o presidente do TRE-PB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, “isso traz o reforço nas estruturas de apoio à análise dos crimes complexos conexos a crimes eleitorais e também das Prestações de Contas Partidárias e Eleitorais”. Leia também: Justiça Eleitoral prepara força-tarefa para desfecho das operações ‘Calvário’ e ‘Território Livre’ Outras mudanças foram regulamentadas, como a criação da Secretaria de Gestão Estratégica e Modernização (SEGEM), bem como a elevação da até então Coordenadoria de Orçamento e Finanças (COF) para condição de Secretaria (SOF). “A cisão da área de administração e da área orçamentária viabilizará atuação assertiva e especializada das referidas unidades”, explicou a diretora-geral da Secretaria do TRE-PB, Alexandra Maria Soares Cordeiro. Ao todo, oito unidades do TRE-PB foram extintas, entre coordenadorias, assessorias e núcleos. Seis unidades novas foram criadas, incluindo a SEGEM e SOF, ambas vinculadas à Diretoria-Geral no novo organograma. Também houve alteração na nomenclatura de quatro unidades, além de reposicionamento de outras dez na estrutura organizacional da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. As mudanças também incluíram a transformação de alguns cargos em comissão, além de criar, extinguir e realocar funções comissionadas. Todas as mudanças estarão disponíveis em publicação no Diário da Justiça Eletrônico. Confira abaixo, as novas unidades criadas no organograma do TRE-PB: I – Secretaria de Orçamento e Finanças – SOF na Diretoria Geral – DG;II – Secretaria de Gestão Estratégica e Modernização – SEGEM na Diretoria Geral – DG;III – Assessoria Jurídica de Processos Criminais Complexos de 2º Grau – ASCRIM2 na Secretaria Judiciária de Informação – SJI;IV – Seção de Suporte à Gestão – SESG na Secretaria de Gestão Estratégica e Modernização – SEGEM;V – Seção de Eleição, Inovação e Modernização – SEIM na Secretaria de Gestão Estratégica e Modernização – SEGEM;VI – Núcleo de Manutenção Predial – NMP na Seção de Engenharia e Arquitetura – SEARQ. (Fonte e foto: Ascom TRE-PB)
Azevêdo nomeia ex-prefeito de Araruna para cargo na Secretaria Estadual do Desevolvimento Econômico
O Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) desta terça-feira (06/05) traz a publicação do Ato Governamental nº 1.451, de 05 de maio de 2025, nomeando o ex-prefeito de Araruna, Vital Costa, como secretário Executivo do Desenvolvimento Econônico. Confira imagem: (Fonte: Click100.com.br com DOE-PB)
Petrobras reduz preço do diesel nas refinarias a partir desta terça; é a 3ª redução em dois meses
Produtora vem reduzindo o preço a partir da transição de governo, no final de 2022. Valor caiu 34,9% desde então. Ao contrário do que muitos pensam, impostos federais respondem pela menor fatia do preço A partir desta terça-feira, 6 de maio, a Petrobras reduz seus preços de venda de diesel A para as distribuidoras que passarão a ser, em média, de R$ 3,27 por litro, uma redução de R$ 0,16 por litro. Considerando a mistura obrigatória de 86% de diesel A e 14% de biodiesel para composição do diesel B vendido nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará a ser de R$ 2,81 /litro, uma redução de R$ 0,14 a cada litro de diesel B. Com o reajuste anunciado, a Petrobras reduziu, desde dezembro de 2022, os preços de diesel para as distribuidoras em R$ 1,22 / litro, uma redução de 27,2%. Considerando a inflação do período, esta redução é de R$ 1,75/ litro ou 34,9%. De forma a contribuir para a transparência de preços e melhor compreensão da sociedade, a Petrobras publica em seu site informações referentes à formação e composição dos preços de combustíveis ao consumidor. A parcela de preço que cabe à remuneração da Petrobras é de 47,4% do preço total. A parte das revendas e distribuidoras responde por 17,4% do valor cobrado do consumidor final. O custo do biodiesel, que compõe a mistura que abastece os motores, corresponde a 12,1% do preço final. Os impostos estaduais compõem 17,9% do preço. A menor parcela na composição do preço se deve aos impostos federais, que respondem por 5,1% do valor final. Convidamos a visitar precos.petrobras.com.br Por ser o principal combustível utilizado no transporte terrestre de mercadorias, o diesel tem influência sobre o preço dos alimentos e outros produtos. A queda de seu preço ajuda a combater a inflação. (Fonte: Agência Gov / Foto: reprodução Ascom Petrobras)
Queda de quase 35% do orçamento da ANA já arrisca políticas públicas em benefício da água no país, dizem especialistas
Na abertura do 2º Fórum Brasil das Águas, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa (PB), na noite desta segunda-feira, 5 de maio, a diretora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) Ana Carolina Argolo abordou os riscos às iniciativas da instituição com foco no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) em virtude dos cortes no orçamento da ANA na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. A fala da dirigente também se deve à redução de 35% do orçamento da agência reguladora, entre 2020 e este ano, com valores já corrigidos pela inflação, período em que o orçamento da instituição caiu de R$ 301,3 milhões para R$ 196,4 milhões. “Eu acho que esses próximos cinco dias [do Fórum] serão muito importantes, não só para a gente falar sobre a integração, não só para a gente falar sobre os avanços necessários, mas para a gente falar sobre a sustentabilidade financeira, econômica e financeira do nosso sistema [de recursos hídricos]. Então, eu faço um apelo aqui a todos os profissionais do setor público, setor privado, enfim, todos que estão participando aqui para que possam contribuir com essas discussões. E que possam levar também esse mote que eu acho que é o mote de todos não pela Agência Nacional de Águas [e Saneamento Básico], mas por todo o sistema”, alertou Argolo. A diretora da ANA também pontuou a necessidade de uma mobilização do setor de recursos hídricos para que o orçamento da Agência seja recomposto e não siga tendo cortes. “A gente está num momento muito delicado e eu não quero terminar esse discurso com um tom pesado, mas com um tom de esperança, porque isso [sustentabilidade orçamentária do SINGREH] depende muito da nossa mobilização. Então, espero que nesses cinco dias nós possamos nos mobilizar, nos unir e garantir nosso sistema vivo”, disse Argolo. Além da diretora Ana Carolina Argolo, estiveram na solenidade de abertura: o governador da Paraíba, João Azevêdo; o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra; os diretores interinos da ANA Marco Neves e Nazareno Araújo; o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA/PB), Porfírio Loureiro; o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), Lupércio Ziroldo; o presidente do Conselho Latino-Americano da Água, Benedito Braga; o secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga; o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, Paulo Varella; o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais; entre outras autoridades. Lupércio Ziroldo também destacou a importância da sustentabilidade orçamentária do setor de recursos hídricos do País para que ele possa dar respostas às demandas da sociedade. “É muito importante que os municípios, os estados e a Federação detenham orçamentos para a execução das políticas públicas em benefício da água. Nós temos grandes avanços, nós temos grandes experiências, mas ainda padecemos de, orçamentariamente, termos a certeza de que aquilo que a gente pensa, que aquilo que a gente estuda, analisa e faz será executado. É fundamental que nós tenhamos nas políticas públicas municipais, federais e nos estados a inteligência para movimentar a classe política de tal forma que tenhamos orçamento para executar as nossas ações. Este grande encontro nosso como representantes de todo o sistema [de recursos hídricos] com certeza trará os avanços que pretendemos”, concluiu o presidente da REBOB. Já Benedito Braga relacionou a necessidade de se fortalecer o setor de recursos hídricos em termos orçamentários ainda mais no contexto de mudanças climáticas que se apresenta. “Nós precisamos motivar mais a nossa classe política para a importância da água. Nós falamos muito de mudança climática, mas é no setor de recursos hídricos onde os impactos de fato aparecem: com as inundações lá no Sul, com a seca aqui no Nordeste, com a seca lá no Sudeste, com a seca e a inundação em todo o nosso País. Este fórum é uma oportunidade para que possamos discutir esses temas da segurança hídrica, da regulação dos serviços para que nós possamos avançar. […] Vamos nos unir nesses cinco dias de fórum para que possamos fortalecer esse nosso sistema de recursos hídricos”, ponderou o presidente do Conselho Latino-Americano da Água. Paulo Varella falou sobre a necessidade de se recompor o orçamento da Agência, considerando o Pacto pela Governança das Águas firmado com os estados e o DF e o cenário de mudanças climáticas. “A gente queria trazer aqui esse alerta: não tem lógica [o corte do orçamento da ANA] nesse momento de transição climática, de grandes desafios, e considerando que o caminho do desenvolvimento passa pelas águas. Que a gente possa levar aqui essa palavra junto aos nossos políticos, às nossas bancadas, enfim, para que a gente possa encontrar um caminho para que a ANA consiga continuar trabalhando junto com o Ministério [da Integração e do Desenvolvimento Regional], sendo essa locomotiva tem trazido tanto sucesso para a gente [do setor de recursos hídricos]”, reforçou o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte. Já o governador da Paraíba, João Azevêdo, falou sobre a relação da Paraíba com a ANA e como essa parceria contribuiu para o fortalecimento da AESA/PB. “A ANA foi a grande parceira da AESA durante esses anos todos e continua sendo. Com programas como o Progestão e com todos os programas. Não tinha programa que aparecesse, que a gente não agarrasse. […] Isso tudo fez com que a nossa agência [a AESA] pudesse crescer ao ponto de chegarmos hoje e fazermos o lançamento aqui de pelo menos seis novos produtos”, reconheceu o governador paraibano. Durante o evento também foi anunciada a sede do 3º Fórum Brasil das Águas, que acontecerá em São Luís (MA) em maio de 2026. O 2º Fórum Brasil das Águas Em sua segunda edição, o Fórum Brasil das Águas reúne na capital paraibana especialistas, autoridades, empresários e representantes da sociedade civil para debater os desafios e soluções em torno da água, recurso essencial para a vida e a economia. Com o tema central Água: Responsabilidade de
Cagepa realiza serviços de limpeza de reservatórios na Grande JP e divulga calendário de interrupções no abastecimento
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) realizará nesta semana, a partir desta terça-feira (6) até a sexta-feira (9), uma nova etapa do seu cronograma de limpeza e desinfecção de reservatórios na Grande João Pessoa. Os serviços são parte das ações preventivas e de manutenção da qualidade da água distribuída à população, conforme as normas sanitárias. Durante os trabalhos, será necessário interromper temporariamente o abastecimento de água nos bairros atendidos pelos reservatórios em manutenção. A interrupção ocorrerá sempre a partir das 8h, com previsão de normalização gradativa logo após a conclusão dos serviços. Confira o cronograma completo: – Terça-feira (6 de maio) – Interrupção: 8h às 15hLocais: Mangabeiras (I a VIII), Jardim Cidade Universitária, Conjunto Cidade Verde (João Pessoa). – Quarta-feira (7 de maio) – Interrupção: 8h às 17hLocais: Alto do Mateus, Conjuntos Ivan Bichara, Juracy Palhano, Motoristas, Luís Fernandes (João Pessoa); além de Centro, Sesi, Jardim São Severino, São Bento, Manguinhos, São Vicente, Brasília, Baralho e Imaculada (Bayeux). – Quinta-feira (8 de maio) – Interrupção: 8h às 15hLocais: Distrito Industrial, Jardim Veneza, Vieira Diniz, Bairro das Indústrias, Conjunto Cidade Verde (Bairro das Indústrias), Loteamento Jardins. – Sexta-feira (9 de maio) – Interrupção: 8h às 16hLocais: Mutirão e Mário Andreazza (Bayeux). Recomendações e mais informações A Cagepa recomenda que a população faça uso racional da água durante os períodos de interrupção e destaca que a manutenção periódica dos reservatórios é fundamental para garantir a segurança e a qualidade da água distribuída. Mais informações podem ser obtidas gratuitamente pelos canais de atendimento da Cagepa: teleatendimento 115; WhatsApp (83) 98198-4495; Telegram @cagepabot; aplicativo Cagepa (Android e iOS) e agência virtual no site cagepa.pb.gov.br. (Fonte: Secom PB / Imagem: Freepik)
Morada da Paz realiza missa em homenagem ao Dia das Mães, em Guarabira
Celebração será no domingo, 11 de maio, a partir das 8h30, na unidade Morada da Paz Essencial Para celebrar o Dia das Mães e proporcionar um momento de homenagem e reflexão, o Grupo Morada preparou uma programação especial voltada às famílias. Em Guarabira, a tradicional missa em homenagem às mães será realizada no domingo, 11 de maio, a partir das 8h30, no cemitério Morada da Paz Essencial. O evento é aberto ao público. A celebração vai oferecer um espaço de acolhimento e espiritualidade para familiares e amigos que possam desejam prestar suas homenagens e manter viva a memória materna. Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, a plataforma Morada da Memória permanece disponível para homenagens virtuais. No site, é possível visitar o memorial do ente querido, acender uma vela digital, escrever mensagens e compartilhar fotos e vídeos. Memórias que ressoam A missa do Dia das Mães também marca o início da campanha institucional de 2025 do Grupo Morada, intitulada “Ecos – Memórias que ressoam”. Inspirada na ideia de que as lembranças continuam a reverberar mesmo após a despedida, a campanha convida à reflexão sobre os vínculos que permanecem. Assim como um som que persiste no ambiente mesmo depois de cessar, as histórias vividas e os afetoscompartilhados seguem presentes no cotidiano de quem ficou. Durante o ano, a campanha será trabalhada pelas marcas do grupo – Morada da Paz, Morada da Paz Essencial e Morada da Paz Pet – em diferentes formatos, com foco noacolhimento e na valorização das memórias. A proposta é estimular espaços de escuta e conexão, tratando o luto como um processo contínuo, atravessado por afeto e significado. ServiçoMissa do Dia das Mães – Morada da Paz Essencial GuarabiraData: Domingo, 11 de maio de 2025Horário: 8h30Local: Cemitério Morada da Paz Essencial – Guarabira/PBEndereço: Av. Antônio Paulino Filho, 210 Confira imagens:
Aproximadamente 900 infrações de trânsito foram flagradas durante a Operação Dia do Trabalho na PB
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou às 23h59 do domingo (04/05) a Operação Dia do Trabalho. As ações alusivas à Operação iniciaram no dia 30 de abril de 2025 e tiveram o objetivo de manter a segurança viária, prevenir sinistros e fiscalizar condutas irregulares por parte dos motoristas. Este ano, o feriado caiu na quinta-feira, o que possibilitou alguns municípios decretassem ponto facultativo na sexta-feira, formando um feriadão. Essa flexibilização elevou consideravelmente o fluxo de veículos nas rodovias, intensificando o desafio de garantir a segurança viária durante o período. Os resultados operacionais obtidos escancaram a urgência dos condutores adotarem uma postura mais responsável no trânsito. FISCALIZAÇÃO — Foram fiscalizados durante todo o período da Operação 1.515 veículos e 1.893 pessoas foram fiscalizadas com abordagem. Radares portáteis de velocidade operados pelos policiais rodoviários federais registraram um total de 341 imagens na Paraíba. Foram realizados 1.344 testes de alcoolemia, sendo uma pessoa detida por embriaguez ao volante. Ao todo, durante a Operação Dia do Trabalho, 76 veículos foram tirados de circulação devido às irregularidades flagradas durante as fiscalizações. INFRAÇÕES DE TRÂNSITO — Durante a Operação Dia do Trabalho na Paraíba, um total de 876 infrações de trânsito foram registradas, um número que lança luz sobre a persistente desatenção e o desrespeito às normas de segurança viária por parte de alguns condutores. Essa quantidade expressiva de autuações, apesar do aumento na fiscalização, sublinha a urgência de uma maior conscientização e mudança de comportamento para garantir estradas mais seguras para todos. CRIMINALIDADE — As ações de combate ao crime também foram intensificadas. Ao todo, 13 pessoas foram detidas por crimes diversos. SINISTRALIDADE — Mesmo com a intensa fiscalização, a PRF registrou um total de 30 sinistros, nos quais 32 pessoas ficaram feridas e cinco pessoas foram a óbito no local do sinistro. Os sinistros com óbitos ocorreram nos seguintes municípios: Em João Pessoa-PB, na BR 230, km 20, na última quarta-feira, 30 de abril, por volta das 10h, ocorreu um sinistro do tipo colisão traseira, envolvendo uma motocicleta e um automóvel, resultando no condutor da motocicleta, um homem de 60 anos, arremessado sobre a defensa, caindo na pista contrária, quando infelizmente foi atropelado por um caminhão e veio a óbito no local; em São João do Cariri-PB, na BR 412, km 65, na última quinta-feira, 1 de maio, às 04:40, ocorreu um sinistro do tipo colisão traseira, envolvendo um automóvel e uma motocicleta, resultando em duas vítimas, ocupantes da moto, sendo uma com lesões graves e outra foi a óbito no local. O automóvel se evadiu do local do sinistro; em Pombal-PB, na BR 230, km 431, na sexta-feira, 2 de maio, por volta das 21h, ocorreu uma colisão frontal entre um caminhão e um automóvel, seguido de incêndio, resultando no óbito do condutor do automóvel; em Santa Rita-PB, na BR 230, km 41, no último sábado, 3 de maio, às 13h02, ocorreu um atropelamento de pedestre, envolvendo uma caminhonete Fiat Strada, resultando no óbito de um senhor de 62 anos; também em Santa Rita-PB, na BR 101, km 79, no domingo, 4 de maio, às 00:50, ocorreu outro atropelamento de pedestre, envolvendo um automóvel modelo T Cross, resultando no óbito de um idoso de 80 anos. Apesar do reforço no policiamento por parte da PRF durante a Operação, cinco vidas foram tragicamente ceifadas em sinistros de trânsito que poderiam ter sido evitados. A intensificação da fiscalização demonstra o compromisso dos policiais em garantir a segurança nas rodovias, mas os números alarmantes evidenciam a necessidade de uma mudança de comportamento por parte dos condutores. É fundamental que todos respeitem as leis de trânsito, em especial os limites de velocidade e a manutenção da distância de segurança, para reduzir significativamente o risco de sinistros e preservar vidas. A imprudência ao volante continua sendo a principal causa de tragédias nas nossas rodovias. (Fonte e foto: Ascom PRF)
Magistério: inscrições para Concurso Público com duas mil vagas na Paraíba seguem até a próxima quinta-feira; veja
O Edital do Concurso Público para o Magistério com duas mil vagas segue com inscrições abertas até a quinta-feira (08/05). O certame foi anunciado na terça-feira (08/04) pelo governador João Azevêdo, publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) no dia 09 de abril, e conta com vagas disponíveis para as 16 Gerências Regionais de Ensino (GRE). O Concurso será realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) e organizado pela Secretaria de Estado da Administração e pela Secretaria de Estado da Educação. O salário inicial será de R$ 6.944,09 para a jornada de 40 horas. Clique aqui e confira a íntegra do Edital. (Fonte: Click100.com.br com Secom PB / Imagem: Freepik Stockking)
Técnicos administrativos da UFPB paralisam atividades nesta segunda-feira
Em assembleia geral realizada na quarta-feira (30/04), convocada pelo Sintespb, sindicato que representa a categoria, os servidores técnico-administrativos da UFPB decidiram aderir à Paralisação Nacional, marcada para esta segunda-feira, dia 5 de maio, aprovada pela Plenária virtual da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA Sindical). A assembleia também aprovou um calendário de mobilização, que deverá ser desenvolvido a partir desta segunda-feira, Dia D de luta pelo cumprimento integral do acordo de greve, firmado entre o Governo Federal e as entidades representativas dos técnicos administrativos das universidades brasileiras. Entre as reivindicações que fazem parte da pauta acordada e que até o momento não estão sendo cumpridas constam às relacionadas ao Plano de Cargos, Carreira dos Técnicos Administrativos da Educação-PCCTAE, como a reestruturação da carreira, condições de trabalho, 30h, RSC para todos, reposicionamento dos aposentados, regra de transição das acelerações, entre outros temas. A Coordenação Geral do Sintespb ressalta a necessidade do engajamento de toda categoria nessa atividade, “numa forma de demonstrar a insatisfação de todos nós trabalhadores Técnicos administrativos das universidades para com essa falta de compromisso por parte do Governo com o acordo firmado, por isso temos que exigir respostas concretas ao que nos foi garantido”, destacou a Coordenação Geral. Um café da manhã, às 07h30., foi realizado frente ao Portão Principal do CCHLA dando o pontapé inicial às atividades de mobilização programadas para o Dia de Luta pelo cumprimento integral do Acordo de Greve, em João Pessoa, campus I da UFPB. (Fonte: Sintespb / Imagem: reprodução Ascom UFPB | Angelica Gouveia)