Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta estuda abrir mão da reeleição para concorrer ao governo estadual O presidente da Câmara, Hugo Motta cogita se lançar ao Governo da Paraíba no ano que vem. A informação está numa matéria publicada pelo portal Metrópoles que ainda aponta o parlamentar como um dos favoritos para a eventual disputa estadual. A matéria lembra que Hugo é filiado ao Republicanos, sigla que comanda a Assembleia Legislativa da Paraíba e possui a maior bancada, com 8 dos 36 deputados e, ainda, que Motta apoiou a reeleição do atual governador, João Azevêdo (PSB), em 2022. Ainda segundo o Metrópoles, João Azevêdo (PSB), governador, que foi derrotado nos dois maiores colégios eleitorais do estado, Campina Grande e João Pessoa, recorreu pessoalmente a Motta para ampliar a votação no interior. O Republicanos conta com 50 prefeitos, 48 vice-prefeitos e 492 vereadores na Paraíba. O senador Efraim Filho (União Brasil), que já se posicionou como pré-candidato ao governo estadual, admite recuar em gesto a Hugo Motta. “Hugo me apoiou ao Senado em 2022”, lembra. Clique aqui e confira a íntegra da matéria no Metrópoles. (Imagem: reprodução Ascom Republicanos)
Sine-PB disponibiliza mais de 760 vagas de emprego a partir desta segunda-feira
O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza, nesta segunda-feira (05/05), 765 vagas de emprego em 11 municípios do estado. São eles: João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Sapé, Patos, Bayeux, Guarabira, Princesa Isabel, São Bento, Conde e Cabedelo. Na Capital paraibana, são mais de 400 vagas, sendo as mais ofertadas para os cargos de operador de telemarketing ativo e receptivo (200) e servente de obras (38). Entre as oportunidades de João Pessoa há ainda opções para ajudante de carga e descarga de mercadoria (16), garçom (oito), churrasqueiro (três), zelador e resgatista (uma). A cidade de Campina Grande oferece 115 vagas para quem se interessa em trabalhar como servente de pedreiro (34), operador de caixa (duas), gerente comercial (uma), técnico de suporte de TI (uma), entre outras. Em Santa Rita, são 68 vagas, entre elas auxiliar de linha de produção (32), soldador (duas) e jardineiro (duas).No município de Sapé, são 30 as vagas de emprego para servente de obras (20), ferreiro armador na construção civil (cinco), advogado (uma), entre outras. Na cidade de Patos, há 26 vagas, dentre as quais motorista de caminhão (seis), vigilante motorista de carro forte (uma) e nutricionista (uma). Bayeux oferece 24 vagas de emprego para a população. Seis delas são para pedreiro. Em Guarabira, o Sine estadual oferta 22 vagas, sendo 10 para costureira em geral. Vinte vagas de emprego estão disponíveis no município de Princesa Isabel. Duas são para personal trainer. Em São Bento, há 16 vagas de emprego. Quase todas para auxiliar de linha de produção (12). Na cidade de Conde, o posto estadual do Sine oferta seis vagas de emprego. Duas delas são para vendedor. Por fim, o Sine-PB oferece cinco vagas em Cabedelo para ajudante de carga e descarga de mercadoria (três) e assistente de vendas (duas). O Sine-PB orienta os trabalhadores interessados a comparecerem às unidades de atendimento portando documentos pessoais, carteira de trabalho e currículo atualizado. Atualmente, são 16 postos em funcionamento e mais cinco unidades de extensão de atendimento nas Casas da Cidadania em João Pessoa. Os demais estão distribuídos nos seguintes municípios: Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo, Patos e Princesa Isabel. O Sistema trabalha em parceria com diversas empresas realizando a intermediação da mão de obra ofertada por elas. Os serviços do Sine/PB para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado podem ser solicitados pelo e-mail: estadual@hotmail.com. Para mais informações, clique aqui ou entre em contato pelo telefone (83) 3218-6600. (Fonte: Secom PB / Imagem: Freepik)
Mais Médicos abre 3 mil vagas para ampliar atendimento e reduzir tempo de espera no SUS
Distribuição considerou regiões com menor proporção de profissionais por habitante. Interessados em atuar no programa devem se inscrever até o dia 8 de maio O Ministério da Saúde lançou na sexta-feira (2/5) um novo edital do Programa Mais Médicos para ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Com um total de 3.174 vagas, 3.066 serão distribuídas entre 1.620 municípios e 108 destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), fortalecendo a assistência nas regiões remotas e de maior vulnerabilidade social. Os médicos interessados poderão se inscrever a partir da próxima segunda-feira (5/5) até o dia 8 de maio. “Existe uma importante conexão entre o Mais Médicos, o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, e o nosso esforço contínuo em acelerar o atendimento especializado no SUS, que é uma das principais preocupações da nossa gestão. A atuação integrada desses profissionais, pelo prontuário eletrônico e os fluxos que vão reduzir o tempo de espera do paciente, vai facilitar o acesso à média e alta complexidade para todos os cidadãos”, destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha Os profissionais do programa integram as equipes de Saúde da Família, que oferecem atendimento e acompanhamento mais próximos da população. Quando necessário, encaminham os pacientes para consultas com especialistas. As informações são registradas no Prontuário Eletrônico (e-SUS APS), o que permite a integração dos dados do paciente entre a atenção primária e a especializada, incluindo consultas e exames. Assistência onde mais precisa Neste edital, a oferta das vagas do programa considerou o cenário atual de distribuição de profissionais no país, segundo Demografia Médica 2025. Lançado na última quarta-feira (30/4), o estudo aponta a proporção de médicos por habitante nas diferentes regiões do país. A prioridade do Mais Médicos é atender aquelas de maior vulnerabilidade social e com menor número de profissionais. As vagas do edital contemplam, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%). “Mais uma vez, o Mais Médicos está cumprindo seu papel de prover profissionais para as áreas mais remotas e de maior vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que possibilita ofertas de formação para os médicos, que vão desde a especialização em Medicina de Família e Comunidade até o mestrado e doutorado em Saúde da Família. Isso significa um melhor cuidado para a população e profissionais mais qualificados para a atenção primária à saúde”, destacou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço As oportunidades estão distribuídas entre três perfis: médicos formados no Brasil com registro no CRM, médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros habilitados. Para os dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho. O Programa Mais Médicos garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros em todo o país. Com a meta de alcançar 28 mil profissionais, atualmente conta com cerca de 24,9 mil médicos atuando em 4,2 mil municípios — o que representa 77% do território nacional. Dentre essas localidades, 1,7 mil apresentam altos índices de vulnerabilidade social. Em dezembro de 2024, o programa alcançou um marco histórico ao registrar o maior número de médicos em atividade nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), com 601 profissionais atuando nessas regiões. Cadastro Reserva Em março deste ano, o Ministério da Saúde lançou um novo chamamento público para adesão e renovação de vagas por parte dos municípios e do Distrito Federal no programa, com uma importante novidade: a possibilidade de cadastro reserva. Ao todo, 2.450 municípios e 8 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que já haviam preenchido vagas por meio de editais anteriores puderam ingressar no cadastro reserva. Esse mecanismo oferece flexibilidade e agilidade na reposição de profissionais, permitindo que municípios e DSEIs atendam rapidamente à demanda por médicos assim que a necessidade for identificada. (Fonte e foto: Agência Gov)
Sine-JP oferta 568 vagas de emprego a partir desta segunda-feira
O mês do trabalhador tem início com boas notícias em relação às vagas disponíveis no mercado de trabalho. O Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP) está ofertando, a partir desta segunda-feira (5), 568 vagas, distribuídas nas mais diversas funções. O Sine-JP fica localizado na Avenida João Suassuna, nº 49, exatamente no primeiro casarão da Villa Sanhauá, na Praça Antenor Navarro, no Varadouro. Confira aqui as oportunidades de empregos. A função de operador de telemarketing ativo é a que oferece maior número de vagas na lista deste início de maio, com 100 oportunidades. Para concorrer a uma delas não é necessária experiência na função, bastando ter conhecimentos básicos em informática e o Ensino Médio completo. Esta função é ideal para quem está em busca do primeiro emprego. Outro cargo com uma boa quantidade de vagas ofertadas é o de servente de obras. São 60 oportunidades, sendo seis delas destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD). O restante exige experiência e Ensino Fundamental ou Médio completo. Na lista do Sine-JP, também constam 37 oportunidades para o cargo de vendedor, 35 para operador de caixa e mais 35 vagas para pedreiro. A função de atendente de lanchonete dispõe de 30 vagas para pessoas com ou sem experiência, sendo algumas delas para quem está à procura do primeiro emprego. Outra função que oferta um bom número de vagas é a de repositor de mercadorias, com 30 oportunidades de trabalho. Há também vagas para as funções de atendente de lojas, auxiliar de cozinha, balconista, manobrista, motorista de caminhão, carreteiro, motorista de ambulância, técnico em rede de telecomunicações, técnico em laboratório, entre outras. As informações das vagas disponíveis e os requisitos para contratação podem ser conferidos clicando aqui ou acessando o Painel da Empregabilidade (www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/painel-da-empregabilidade/). Serviço – O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98654-8978. (Fonte: Secom PMJP / Imagem: Freepik)
Roberto Carlos fará show no Busto de Tamandaré nos 440 anos de João Pessoa
O cantor Roberto Carlos deverá se apresentar no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, no dia 5 de agosto, como parte das comemorações pelos 440 anos da Capital paraibana. A novidade foi confirmada pelo prefeito Cícero Lucena (PP) ao blog Conversa Política no domingo (04/05). O diretor da Funjope, Marcus Alves, disse que as tratativas para contratação do artista, um dos grandes ícones da música popular brasileira, já foram iniciadas pela Prefeitura. Clique aqui e confira a íntegra da informação. (Fonte: Conversa Política / Imagem: reprodução Ascom Roberto Carlos | Caio Girardi)
Ministro de Portos e Aeroportos participa da inauguração do novo Porto de Cabedelo; investimento passa dos R$ 200 mi
O governador João Azevêdo e o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho inauguram, nesta segunda-feira (05/05), às 10h, a nova estrutura do Porto de Cabedelo, marcando a nova fase nos 90 anos de história do porto mais oriental das Américas. O evento contará com a presença do presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fábio Nogueira, além de outras autoridades locais e nacionais. Mais de R$ 200 milhões já foram investidos na modernização do porto e outros R$ 130 milhões já estão previstos para este ano, com o objetivo de ampliar a infraestrutura, elevar a eficiência operacional e consolidar o porto como referência em logística e sustentabilidade. As obras entregues incluem a dragagem do canal de acesso e bacia de evolução, requalificação dos armazéns, a reconstrução da sede administrativa com novos ambientes, como refeitório, academia e espaço de descompressão. Além disso, há a instalação de um sistema de energia fotovoltaica (que fará do Porto de Cabedelo o primeiro porto público do Brasil a operar com energia solar) e o investimento de quase R$ 20 milhões em obras de drenagem profunda, estações de tratamento de resíduos sólidos, águas pluviais e de esgoto, que asseguram o Porto de Cabedelo, como porto público mais comprometido com o meio ambiente, eliminando antigas galerias irregulares que lançavam esgoto no estuário do Rio Paraíba. Também está prevista a construção de um auditório para mais de 150 pessoas. Com a dragagem, o Porto de Cabedelo operará, com a homologação da obra pela Marinha do Brasil, com um canal de 11 metros de profundidade, apto a receber navios de até 55 mil toneladas, movimentando entre 9 a 13 embarcações por mês. Segundo o diretor-presidente, Ricardo Barbosa, a meta é dobrar esse número, chegando a 25 a 30 navios/mês, investindo na cabotagem de contêineres. “O Porto de Cabedelo está devidamente pronto para cumprir um papel ainda mais relevante no desenvolvimento da Paraíba e de toda a região Nordeste. Com os amplos investimentos e o irrestrito apoio do Governo da Paraíba, estamos criando as condições para que nos tornemos uma referência nacional em sustentabilidade e eficiência, e uma rota estratégica para o crescimento logístico do Nordeste”, afirmou Barbosa. Confira a lista de investimentos: – Nova Sede Administrativa – Requalificação da Área Primária – Sistema de energia fotovoltaica – Sede própria do programa Porto Cidade – Nova balança – Nova Central de Operações – Nova Central de Resíduos – Nova Estrutura para Troca de Turnos – Novas instalações do OGMO – Novo acesso operacional – Novo espaço dos Órgãos Anuentes – Lava-rodas (Fonte e Fotos: Secom PB) Confira imagens:
Pedalada Ambiental reúne mais de 600 pessoas e fortalece o compromisso com a sustentabilidade e a inclusão
Evento solidário teve apoio da Construtora Alliance e celebrou a união entre esporte, meio ambiente e diversidade Mais de 635 participantes pedalaram na manhã do sábado (26/04) em João Pessoa, na 6ª edição da Pedalada Ambiental. A iniciativa, que integra a programação do Abril Verde e contou com o apoio da Construtora Alliance, destacou a importância da mobilidade sustentável, da inclusão social e da consciência ambiental como caminhos para a construção de cidades mais humanas e saudáveis. Durante o trajeto, que partiu do MAG Shopping rumo ao Mirante do Cabo Branco, ciclistas de todas as idades, etnias e gêneros se uniram em um movimento coletivo por um futuro melhor. A pedalada, que teve caráter solidário e sem fins lucrativos, arrecadou alimentos destinados ao Projeto Compaixão, reforçando também o impacto social do evento. Ao final do percurso, os participantes foram recebidos com um café da manhã especial, degustação de sucos naturais, algodão-doce, massagens relaxantes e sorteios de brindes — momentos que trouxeram ainda mais acolhimento e celebração à causa. “Cada pedalada representa mais consciência, mais impacto positivo e mais pessoas engajadas nessa jornada sustentável”, destacou Francy Roberta, organizadora da Pedalada Ambiental. Ela agradeceu a presença de todos e celebrou a união dos participantes: “Juntos, estamos construindo um futuro mais verde, mais saudável e mais inclusivo.” O apoio da Alliance foi essencial para o sucesso da iniciativa, reforçando o compromisso da empresa com a promoção de práticas esportivas e ambientais. Durante o evento, a construtora colaborou com a distribuição de água para os ciclistas e realizou a doação de uma bicicleta, que foi sorteada entre os inscritos, incentivando ainda mais o engajamento e o entusiasmo. A Pedalada Ambiental é um exemplo de como pequenas ações podem gerar grandes transformações. Para a Alliance, apoiar iniciativas que unem bem-estar, sustentabilidade e solidariedade é parte de seu compromisso de construir não apenas imóveis, mas também uma sociedade mais justa, acolhedora e conectada com o meio ambiente. (Fonte e fotos: assessoria) Confira imagens:
Collor vai cumprir prisão domiciliar em cobertura avaliada em R$ 9 milhões
O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello, preso desde o último dia 24, foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a cumprir pena em prisão domiciliar humanitária. A decisão foi assinada na quinta-feira (01/05) pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, e segue parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR). Collor, de 75 anos, cumprirá a pena em seu apartamento de cobertura na orla de Ponta Verde, em Maceió (AL). O imóvel, com cerca de 600 metros quadrados, foi avaliado em R$ 9 milhões pela Justiça do Trabalho em 2023, quando foi alvo de penhora judicial para pagamento de uma dívida trabalhista de R$ 264 mil envolvendo um ex-funcionário de uma empresa da família. Na decisão, Moraes destacou que a medida alternativa é justificada por “idade avançada, quadro clínico grave e necessidade de tratamento contínuo”. Segundo laudos médicos juntados ao processo, Collor apresenta Doença de Parkinson, apneia do sono grave e transtorno afetivo bipolar. “Embora o réu Fernando Affonso Collor de Mello tenha sido condenado à pena de 8 anos e 10 meses de reclusão, sua grave situação de saúde, amplamente comprovada nos autos, sua idade – 75 anos – e a necessidade de tratamento específico admitem a concessão de prisão domiciliar humanitária”, escreveu Moraes. O ex-presidente terá de usar tornozeleira eletrônica, entregar o passaporte e está proibido de receber visitas, com exceção de familiares, advogados, profissionais de saúde e pessoas previamente autorizadas pelo STF. Collor foi condenado pela Corte em 2023 por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no âmbito de um esquema envolvendo a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. O caso foi investigado pela Operação Lava Jato, e o STF entendeu que o então senador utilizou sua influência política para favorecer contratos em troca de vantagens indevidas. Clique aqui e confira a íntegra da matéria publicada pelo InfoMoney (Imagem: reprodução CNN Brasil)
Paraíba sediará o 4º Encontro Anual de Administradores Tributários neste mês de maio
A Paraíba sediará o 4º Encontro Anual de Administradores Tributários (EAT) que, neste ano terá como tema central escolhido: “Impacto da Reforma Tributária nos Municípios”. O evento, que vai acontecer nos dias 8 e 9 de maio, será realizado no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em João Pessoa. As inscrições estão na última semana e podem ser realizadas, por meio do link https://abre.ai/myn8 Organizado pelo Fórum de Administradores Tributários da Paraíba (FPAT-PB), o 4º EAT vai reunir especialistas, tributaristas, prefeitos, administradores tributários e auditores fiscais para discutir a Reforma Tributária nos Municípios e os desafios que vão moldar o futuro da Administração Tributária Municipal. A ideia é gerar informação, conhecimento e debate nos dois dias do EAT sobre os vários aspectos do novo modelo de tributação, que começa a vigorar no próximo ano em caráter de transição até o ano de 2032. PÚBLICO ALVO – O evento, que é gratuito, tem como público alvo os prefeitos, secretários de Finanças e da Receita municipais, administradores tributários, auditores e presidentes das câmaras municipais paraibanas. PAINÉIS DEFINIDOS DO 4º EAT – Além do tema principal sobre o “Impacto da Reforma Tributária nos Municípios”, alguns painéis para o 4º Encontro de Administradores Tributários da Paraíba já foram definidos. São eles: “Nota Fiscal Eletrônica NF-e Nacional do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços)”, que terá como expositores os auditores da Receita Federal do Brasil: Ariel Witczak, Fábio Cordeiro e Hermano Moura Filho. “O Papel dos Tribunais de Contas na Administração Tributária” será outro painel, que terá a exposição dos auditores Alessandro Aurélio, do Tribunal de Contas da União (TCU), e de Vinícius del Pupo, do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES). (Fonte: Secom PB / Imagem de pch.vector no Freepik)
Confira rotas alternativas para evitar engarrafamento provocado pela ‘carreta do transformador’
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta para restrições de tráfego que tiveram início na quinta-feira (01/05) e se estenderá até o dia 5 de maio, no trecho entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, e a divisa com o Estado da Paraíba, quando o trânsito na BR-101/PE é afetado devido ao transporte de um transformador de energia de grandes dimensões, que ocupa as duas faixas da rodovia durante seu deslocamento. A BR estará devidamente sinalizada alertando para as operações. Para o deslocamento do transformador de energia, devido ao tamanho e peso da carga, que exigem que o comboio da escolta transitem no meio das faixas de rolamento, com uma velocidade média de 07 km/h. O percurso está dividido em três etapas e ocupará a rodovia apenas no sentido Norte. O deslocamento começou às 5h da manhã da quinta-feira (01/05), no km 94 da BR-101/PE, no Cabo de Santo Agostinho, e passará pelos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Recife e Paulista, com previsão de chegada às 14 horas, no km 53. Nesta sexta (02/05), o transformador sai de Paulista às 5 horas e passa pelas cidades de Abreu e Lima e Igarassu, com previsão de parada no final da tarde, no posto da PRF de Igarassu, no km 29 da BR-101/PE. Durante o final de semana não haverá deslocamento do equipamento pela rodovia devido à eleição para prefeito que se realizará em Goiana. Apenas na segunda-feira (05/05) se inicia a última etapa do percurso, às 8 horas, a qual irá passar por Goiana, até chegar na Paraíba. O destino final da carga é uma planta eólica localizada entre as cidades de Nova Palmeira e Campina Grande/PB. Seguem as opções de desvios e rotas alternativas: Confira alguns pontos de desvio para sair da BR- 101/PE: 1- BR-101 (km 103) – Charneca – saída da rodovia em direção à BR-101/PE antiga – Pontezinha – Jaboatão dos Guararapes; 2 – BR-101 (km 82) – Viaduto da Coca-Cola – saída da rodovia em direção à Estrada da Batalha em Jaboatão dos Guararapes; 3 – BR-101 (km 80) – Fórum de Jaboatão dos Guararapes – saída da rodovia em direção a Prazeres; 4 – BR-101 (km 76) – Ibura – saída para a Avenida Dois Rios em direção ao Ipsep; 5 – BR-101 (km 73) – Ibura/Milagres – saída para a Avenida José Rufino; 6 – BR-101 (km 71) – Hospital da Mulher no Curado – saída para a Avenida Abdias de Carvalho; 7 – BR-101 (km 67) – Viaduto da Caxangá – saída para a Avenida Caxangá; 8 – BR-101 (km 64) – Viaduto de Dois Irmãos – saída para a Avenida 17 de agosto; 9 – BR-101 (km 63) – Terminal da Macaxeira – saída para a Avenida Norte; Rotas alternativas: Quem precisa chegar em Abreu e Lima ou Igarassu, pode optar pela PE-15. Sugestão de desvio para quem sai do litoral Sul e precisa chegar em Recife: No km 125 da BR-101, em Escada, há um acesso para a PE-45, em Maçau-açu, e em seguida o motorista pode acessar a BR-232, em Vitória de Santo Antão. De lá, o condutor segue em direção a Moreno e chega em Jaboatão dos Guararapes/Recife Sugestão de desvio de quem sai de Recife e precisa chegar em João Pessoa:O motorista pode seguir pela BR-232 até Caruaru e, no km 130 da rodovia, pode acessar a BR-104, em direção a Toritama e Taquaritinga do Norte. Em seguida, segue até Campina Grande e de lá acessa a BR-230 em direção a João Pessoa. Sugestão de desvio para quem sai de Palmares e precisa chegar em João Pessoa: No km 190 da BR-101, em Palmares, há um acesso para a PE-126, em Lajedo, e em seguida acessa a PE-120 em direção a Catende. De lá, o motorista segue até a BR-104 e chegará em Agrestina. Em seguida, continua pela BR-104 em direção a Caruaru, Taquaritinga do Norte e Campina Grande, até chegar na BR-230 e seguir para João Pessoa. (Fonte Ascom DNIT / Foto: Ascom PRF)