O Ministério Público Federal (MPF) denunciou a vereadora Eliza Virgínia, do PP de João Pessoa (PB), por incitação ao ódio e discriminação contra a população LGBTQIA+, com base em seis postagens feitas em suas redes sociais. A denúncia foi aceita pela Justiça no final de fevereiro e se fundamenta na Lei do Racismo. O MPF pede a condenação da parlamentar com aplicação cumulativa das penas, além da fixação de um valor mínimo para reparação dos danos sociais à coletividade LGBTQIA+. Se condenada, a vereadora pode pegar entre 12 e 30 anos de reclusão. Isso porque a pena prevista para o crime é de 2 a 5 anos de prisão e multa. Como foram identificadas seis ocorrências distintas, o MPF requer que as penas sejam somadas. Os episódios que embasaram a ação penal ocorreram entre 2021 e 2023, envolvendo declarações da vereadora em redes sociais sobre políticas públicas, identidade de gênero e participação da comunidade LGBTQIA+ na sociedade. O MPF considera que as manifestações extrapolam o direito à liberdade de expressão e configuram incitação ao ódio. Postagens denunciadas – Conforme a denúncia, em uma postagem publicada em outubro de 2021, a vereadora criticou o Programa de Dignidade Menstrual do Estado da Paraíba, manifestando repúdio ao fato de a iniciativa contemplar homens transgênero, ignorando o fato de que esses indivíduos menstruam e utilizando o tema para incitar desinformação e preconceito. Além disso, ela alegou, de forma falsa, que mulheres trans estariam entre as beneficiárias do programa. O MPF classificou a postagem como uma tentativa de descredibilizar políticas públicas que garantem a inclusão de pessoas transsexuais. Já em vídeos publicados em janeiro de 2023, no Instagram e TikTok, a vereadora tratou a transgeneridade na infância como uma “anormalidade” e “epidemia” influenciada pela mídia e pela família, o que, segundo o MPF, deslegitima a identidade trans e estimula o preconceito. Em novo vídeo, publicado em fevereiro de 2023, abordou a presença de mulheres trans no esporte, alegando que a “ideologia de gênero” privilegia “homens primeiro, mulheres e crianças depois”. Para o MPF, a fala desrespeita a identidade de mulheres trans e incita ódio contra a comunidade LGBTQIA+. Em março de 2023, a vereadora publicou imagens de crianças em supostas paradas LGBTQIAP+ e de drag queens segurando bebês, sugerindo uma ligação entre a comunidade e a violação de direitos infantis. O MPF argumenta que essa associação busca demonizar o grupo e reforçar estereótipos negativos. Em novas publicações, em junho de 2023, referiu-se à existência de crianças trans como um “show de horror” e classificou a identidade de gênero como algo vil e imoral. Para o MPF, a postagem reforça um discurso de intolerância e exclusão. Ainda em junho de 2023, a parlamentar publicou entrevista que deu sobre um projeto de lei que proíbe a participação infantil em eventos de cunho erótico, em que citou a “parada gay” como exemplo, reforçando uma visão estigmatizada da comunidade LGBTQIA+. Acusação e fundamentação jurídica – O MPF argumenta que as manifestações da vereadora caracterizam o crime de incitação ao ódio e discriminação, tipificado no Art. 20, § 2º, da Lei do Racismo. Como os episódios ocorreram separadamente, o órgão entende que há concurso material de crimes (Art. 69 do Código Penal), permitindo a soma das penas. A denúncia também cita o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 26, no qual o Supremo Tribunal Federal (STF) equiparou a homofobia e a transfobia ao crime de racismo. O entendimento do STF é de que a liberdade de expressão não protege discursos de ódio que propagam intolerância e violência contra minorias. Além disso, o tribunal firmou posição de que crimes de racismo não admitem acordo de não persecução penal. Ação Penal nº 0801332-54.2025.4.05.8200 (Imagem de lillen por Pixabay)
Operação Lei Seca autua 380 condutores por embriaguez e outras infrações durante o mês de fevereiro na Paraíba
O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), por meio da Operação Lei Seca, autuou 380 condutores, durante blitzen realizadas no mês de fevereiro. Desse total, 171 foram flagrados dirigindo sob influência de álcool e 209 motoristas enquadrados por outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As blitzen foram realizadas nas principais avenidas de João Pessoa, a exemplo da Epitácio Pessoa, Edson Ramalho, Ministro José Américo de Almeida, Nossa Senhora dos Navegantes, Visconde de Pelotas, Flávio Ribeiro Coutinho, João Cirilo da Silva e Comandante Matos Cardoso, bem como nas cidades de Campina Grande, Cabedelo, Cajazeiras, Patos, Lucena, Montadas e Pitimbu. De acordo com o relatório, foram realizados 1.386 testes de etilômetro (bafômetro), que resultaram na remoção de 49 veículos aos pátios do órgão, além da condução de um motorista à delegacia. Os agentes responsáveis pelas ações atuaram nas fiscalizações com o auxílio de etilômetros, talonários eletrônicos, redutores de velocidade móveis, camas de faquir, cones de sinalização e barreiras de sinalização retrátil. Segundo o coordenador de Policiamento do Detran-PB, coronel Valterlins Dutra, as fiscalizações estão sendo interiorizadas, ampliadas e intensificadas, com o objetivo de continuar coibindo os abusos praticados por muitos condutores que ainda insistem em desobedecer às leis de trânsito, principalmente ao que se refere às infrações relacionadas à embriaguez ao volante. Folia de Rua e Carnaval 2025 – Entre as ações do mês destaca-se o trabalho desenvolvido durante a Prévia Folia de Rua e Carnaval (26 de fevereiro a 4 de março). No período, foram realizados 1.017 testes de bafômetro, com 87 motoristas notificados por dirigir sob efeito de álcool. Além disso, os agentes da OLS autuaram 197 condutores por diversas outras infrações ao CTB. Efetivo – Cinquenta e dois agentes de trânsito foram responsáveis pelas ações, com o apoio logístico de 12 viaturas, em parceria com os demais órgãos de segurança do Estado. Eles atuaram nas fiscalizações nas principais avenidas da capital e em praias, a exemplo de Lucena, Rio Tinto e Cabedelo, além da cidade de Cajazeiras. O CTB prevê que os condutores de veículos flagrados sob efeito de álcool estão sujeitos à multa no valor de R$ 2.934,70 e podem responder a processo administrativo de suspensão do direito de dirigir por um ano. Em caso de reincidência, será cobrado o dobro do valor da multa e o infrator poderá responder por processo de cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). (Imagem de Alexa por Pixabay)
Confira a lista com todos os feriados e pontos facultativos pós-Carnaval no Brasil em 2025
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou na reta final do mês de dezembro de 2024, uma lista com todos os feriados e pontos facultativos para o ano de 2025. A lista foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria MGI nº 9.783, de 27 de dezembro de 2024, com o cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos do ano de 2025. As datas deverão ser cumpridas nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população. A Portaria estabelece também que feriados em comemoração à data magna do Estado, fixada em lei estadual, e os dias do início e do término do ano do centenário de fundação do Município, declarados em lei municipal, serão observados pelas repartições da administração pública federal direta, autárquica e fundacional nas respectivas localidades. Além disso, os dias de guarda dos credos e religiões não relacionados na Portaria poderão ser compensados desde que previamente autorizados pelo responsável pela unidade administrativa de exercício do servidor. Não será permitido aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ponto facultativo em discordância com o que dispõe a Portaria. Também está vedado adotar ponto facultativo estabelecido pela legislação estadual, municipal ou distrital, ressalvados os feriados em comemoração à data magna do Estado. Confira o calendário: I – 1º de janeiro, Confraternização Universal (feriado nacional); II – 3 de março, Carnaval (ponto facultativo); III – 4 de março, Carnaval (ponto facultativo); IV – 5 de março, Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas); V – 18 de abril, Paixão de Cristo (feriado nacional); VI – 21 de abril, Tiradentes (feriado nacional); VII – 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional); VIII – 19 de junho, Corpus Christi (ponto facultativo); IX – 20 de junho (ponto facultativo); X – 7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional); XI – 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional); XII – 28 de outubro, Dia do Servidor Público federal (ponto facultativo), a ser comemorado dia 27; XIII – 2 de novembro, Finados (feriado nacional); XIV – 15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional); XV – 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional); XVI – 24 de dezembro, Véspera do Natal (ponto facultativo após as 13 horas); XVII – 25 de dezembro, Natal (feriado nacional); e XVIII – 31 de dezembro, Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 13 horas). (Imagem de Pexels por Pixabay)
Plataforma Kayak aponta a Capital paraibana entre os destinos mais buscados em 2025
A plataforma Kayak divulgou o ranking dos destinos mais buscados por brasileiros para 2025 e a cidade de João Pessoa, Capital da Paraíba, alcançou a 7ª posição, destacando-se entre os destinos mais procurados do Brasil. O levantamento evidencia o crescimento da cidade como um destino em ascensão, especialmente entre os turistas nacionais, que buscam uma combinação de tranquilidade, belezas naturais e diversidade de oferta cultural. A ascensão de João Pessoa no ranking da Kayak reflete a crescente valorização do turismo nordestino, e a capital paraibana tem se tornado cada vez mais importante nesse contexto. Segundo Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), o Governo da Paraíba tem intensificado seus investimentos em estratégias de promoção para consolidar o estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil. “O aumento nas buscas e o crescente reconhecimento da Paraíba refletem uma série de ações planejadas para atrair visitantes e reforçar a imagem do estado como um destino que oferece segurança, hospitalidade e infraestrutura de excelência. Nosso objetivo é proporcionar experiências inesquecíveis, estimulando a divulgação espontânea e orgânica por parte dos turistas, além de fidelizar aqueles que nos visitam”, explicou. Segundo Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, a parceria entre o poder público e o setor privado tem sido essencial para o crescimento contínuo do turismo. “Sabemos que o turismo exige constante inovação, por isso estamos sempre em busca de novas soluções para impulsionar esse mercado. A colaboração entre os setores público e privado nos permite transformar a cidade em um destino mais moderno, acessível e preparado para receber turistas de todo o mundo, ao mesmo tempo em que gera mais empregos e oportunidades para nossa população”, ressaltou. (Foto: reprodução Secom PB / Marco Pimentel)
Bananeiras sedia Feira Agropecuária do Brejo Paraibano; expectativa de negócios alcança R$ 20 mi
Entre os dias 27 e 30 de março, a cidade de Bananeiras vai sediar a Feira Agropecuária do Brejo Paraibano (Feabe 2025). O evento é o único do Nordeste especializado em bovinos da raça Nelore e é promovido pelo Núcleo de Criadores da raça na Paraíba. A expectativa é movimentar R$ 20 milhões em volume de negócios. A feira integra o circuito estadual de eventos agropecuários e tem como um dos destaques a realização da exposição ranqueada nordestina. São esperados em torno de 200 bovinos para a competição em pista e haverá a ainda a oferta de animais para venda no Shopping Nelore Agro OPF Fazenda Angicos. “Na primeira edição conseguimos mostrar a força do setor na região do Brejo. Este ano seguimos com o mesmo foco e queremos consolidar a Feabe como uma exposição dedicada a fomentar oportunidades de negócios. Só no shopping, esperamos alcançar R$ 1,5 milhão em vendas”, afirmou Raphael Padilha, presidente do Núcleo Nelore da PB. Para alancar esse objetivo, a Feabe contará com 50 estandes para promoção de produtos e marcas de empresas e produtores. Além disso, o evento possui uma programação com palestras técnicas, que tem foco em sanidade, reprodução, produtividade, turismo rural, entre outros temas. “Já temos confirmadas as presenças de visitantes de todos os estados da região, assim como de Minas Gerais, Tocantins, Goiás e São Paulo. Isso estimula tanto o turismo rural quanto a geração de renda na cidade”, comentou Raphael. Para esse público, a Feabe irá proporcionar ainda uma série de apresentações culturais com artistas locais. Resumo:O que: Feira Agropecuária do Brejo Paraibano 2025Onde: Vila Aura – Bananeiras (PB)Quando: 27 a 30 de março Assessoria de Imprensa (Imagem de Erico ericojr por Pixabay)
Com população mais idosa do Nordeste, Paraíba vê crescer a ‘economia prateada’
‘Geração prateada’ ganha 49% acima da média estadual e sistema financeiro amplia estratégias para atender esse público A Paraíba lidera o ranking de envelhecimento populacional no Nordeste, com 11,5% de seus habitantes com 65 anos ou mais, ocupando a 7ª posição nacional. Até 2070, essa parcela da população deve triplicar, chegando a 31,3%, segundo projeções do IBGE. A estimativa aponta que, para cada 10 pessoas em idade produtiva, haverá quase nove fora dessa faixa. Apesar dos sérios desafios sociais trazidos com isso, os idosos estão entre os que têm hoje maior renda. Ainda de acordo com o IBGE, na Paraíba, esse grupo recebe, em média, R$ 3.558 por mês – a segunda maior renda do Nordeste e a oitava do Brasil, um valor 49% acima da média estadual. Esse poder aquisitivo impulsiona a chamada “economia prateada”, que abrange produtos e serviços voltados à terceira idade. Atualmente, esse segmento responde por 20% do consumo nacional, segundo o Sebrae, embora uma parcela significativa da renda dos idosos esteja comprometida com obrigações financeiras. Diante desse cenário, instituições financeiras vêm ampliando estratégias para atender esse público crescente, combinando inovação tecnológica, serviços especializados e atendimento humanizado. No Sicredi na Paraíba, por exemplo, 24% dos associados têm 60 anos ou mais. Educação financeira e acesso ao crédito Com foco nesse público, o Sicredi desenvolve iniciativas de educação financeira voltadas para o associado sênior, abordando temas como planejamento da aposentadoria, investimentos e proteção patrimonial. Os conteúdos são apresentados de forma acessível, considerando as particularidades dessa geração. Outra frente de atuação são as linhas de crédito com condições diferenciadas, voltadas para necessidades específicas dos idosos, como adaptação residencial para acessibilidade, tratamentos de saúde, previdência privada e realização de projetos pessoais, como viagens, cursos e aquisição de veículos mais modernos. Segundo Ana Paula Medeiros, coordenadora do Ciclo de Crédito na Central Sicredi Nordeste, o processo de análise leva em conta a realidade financeira desse público. “Ao adotar uma política de relacionamento voltada a esse público, fortalecemos todo o sistema cooperativo”, afirma Ana. Inclusão digital e atendimento personalizado A inclusão digital também é um ponto-chave na relação dos idosos com as instituições financeiras. No Sicredi, recursos de acessibilidade são incorporados às plataformas digitais para garantir mais segurança e transparência no uso dos serviços bancários. Enquanto os bancos fecham suas agências, as cooperativas de crédito têm ampliado sua rede de atendimento presencial. Conforme Erli Bandeira, consultor de Negócios da Central Sicredi Nordeste, a instituição oferece produtos como seguros de vida e saúde com coberturas ampliadas para essa faixa etária, bem como planos de previdência privada com condições diferenciadas para quem já está aposentado e busca complementar a renda. “O envelhecimento populacional não deve ser visto apenas como um desafio, mas como uma oportunidade para desenvolver soluções financeiras mais inclusivas e sustentáveis”, destaca. “Nosso objetivo é contribuir para que a ‘geração prateada’ tenha autonomia financeira e qualidade de vida, participando ativamente da economia local”, conclui Bandeira. (Imagem Freepik)
Mulheres que transformam vidas: a liderança feminina no setor funerário
No Dia Internacional da Mulher, colaboradora do Grupo Morada compartilha sua trajetória de superação em um segmento tradicionalmente desafiador O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é um momento para reconhecer as conquistas femininas em diferentes setores. No mercado funerário, historicamente marcado pela predominância masculina, profissionais como Mariana Cedraz demonstram que a liderança feminina é uma realidade crescente. Gerente de Cuidado ao Cliente do Grupo Morada, que atua na Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, Mariana lidera uma equipe de mais de 250 colaboradores e reforça a importância da presença das mulheres nesse segmento. “Ocupar um cargo de liderança no Morada da Paz é um privilégio, não apenas por estar à frente de um serviço essencial, mas por inspirar e impulsionar outras mulheres. Hoje, elas desempenham com excelência funções que, por muito tempo, foram consideradas exclusivamente masculinas”, destaca Mariana. Sua trajetória na empresa começou como analista, e, com dedicação e reconhecimento, ela assumiu novas responsabilidades. Atualmente, coordena toda a jornada do cliente, desde o primeiro contato até a despedida final, garantindo acolhimento e suporte emocional aos familiares. “Nosso propósito é proporcionar um atendimento humanizado, oferecendo conforto em um dos momentos mais difíceis da vida”, explica. Desafios e conquistas no mercado funerário O caminho até a liderança trouxe desafios. Mariana enfatiza que, em algumas situações, a capacidade profissional de uma mulher ainda é questionada sem justificativas técnicas. “Nem sempre é fácil, mas o trabalho e a competência falam por si. Com determinação, quebramos barreiras e abrimos espaço para outras mulheres”, afirma. A presença feminina no setor cresce a cada ano, e Mariana é um reflexo dessa mudança. “Cada vez mais, mulheres assumem cargos de liderança nesse mercado, provando que talento e preparo superam qualquer estereótipo”, pontua. Segundo ela, um dos diferenciais do Grupo Morada é a promoção da igualdade de oportunidades. “Aqui, as competências são o que realmente importam. Não há distinção de gênero na avaliação profissional, e isso faz toda a diferença”, completa. Independência financeira e inspiração Para Mariana, a independência financeira é uma de suas maiores conquistas. “Cresci em um lar onde minha mãe precisou abrir mão da carreira para cuidar dos filhos. Sempre tive o desejo de construir minha autonomia, garantir oportunidades para minha família e continuar evoluindo profissionalmente”, relata. Com uma trajetória marcada por esforço e dedicação, ela se tornou referência para outras mulheres que buscam seu espaço no mercado. “Acredite no seu potencial, busque capacitação e não se cale. O caminho pode ter desafios, mas cada passo fortalece a jornada. O mercado está mudando, e nós fazemos parte dessa transformação”, incentiva.
Urso da Paz, Tribo Ubirajara, Ciganos de Esplanada e Unidos do Roger vencem o Carnaval Tradição 2025
As torcidas acompanharam voto a voto a contagem dos pontos que deram a vitória as agremiações Urso Branco, Tribo Ubirajara, Ciganos de Esplanada e Unidos do Roger, os campeões do Carnaval Tradição 2025. A apuração dos desfiles aconteceu, nesta quarta-feira (05/03), na Avenida Duarte da Silveira, em João Pessoa. O evento é realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural (Funjope), com apoio da Liga Carnavalesca de João Pessoa. O diretor da Funjope, Marcus Alves destaca o sucesso do Carnaval Tradição deste ano. “A gente entende que o Carnaval Tradição de João Pessoa em 2025 foi um sucesso pleno em vários campos. Primeiro pela qualificação das agremiações, todas as ala ursas, as tribos indígenas, os clubes de orquestra, as escolas de samba, os maracatus, vieram para a avenida muito mais qualificadas, com melhores fantasias, alegorias, com um volume maior de passistas. Isso mostra a força, o renascimento desse Carnaval Tradição”, ressalta. Na sua avaliação, esse renascimento ocorre a partir da política de cultura da Prefeitura de João Pessoa, através da Funjope de acolher e de investir no Carnaval Tradição. “Somente este ano de subvenção direta do Fundo Municipal de Cultura, a Funjope investiu R$1.146.000 para as agremiações do Carnaval Tradição, acolheu e investiu nos Maracatus. O resultado é isso que a gente está vendo na avenida. As agremiações muito mais qualificadas, com a disputa intensa. Não é à toa que nós tivemos vários empates, inclusive em primeiro lugar”, reforça o diretor durante a apuração do Carnaval Tradição. Shilon Gama, que preside a Liga Carnavalesca de João Pessoa, diz que a festa deste ano superou suas expectativas. “Nós estamos ainda extasiados com a beleza que as agremiações levaram à avenida. A Prefeitura de João Pessoa nossa sincera gratidão, por ter nos ajudado a realizar essa festa na nossa avenida, pela disponibilidade e auxílio. Então só temos a agradecer e vamos buscar melhorar para o próximo ano”. Durante os quatro dias de Carnaval, 56 agremiações, envolvendo tribos indígenas carnavalescas, clubes de frevo, escolas de samba, ala ursas e os maracatus desfilaram na avenida. Este ano, a Prefeitura, através da Funjope investiu R$ 1.146.000,00 de subvenção direta para o Carnaval Tradição, para as agremiações e melhorias na parte estrutural do evento, como arquibancadas, iluminação, decoração e segurança. Juan dos Santos, presidente da Associação das Ala Ursas de João Pessoa ressaltou o crescimento do evento. “Foi um Carnaval grandioso, que trouxe a cultura dos bairros das periferias de João Pessoa para a avenida. As agremiações trouxeram alegria e entretenimento para o público. Todos estão de parabéns e já são campeões só de participar desfilando na avenida”, destaca. Para ele, o apoio da Funjope foi fundamental. “Recebemos um bom apoio, um apoio considerável da Prefeitura e da Funjope que facilitou bastante a realização do nosso trabalho”, destacou Juan dos Santos. Em 2025, além da novidade dos desfiles dos grupos de Maracatu – Maracastelo, Tambores do Tempo, Batuque de Raiz, Nação Pé de Elefante, Baque Mulher e Quilombo Nagô, o Carnaval Tradição contou com a participação de mais quatro novas tribos indígenas – Pataxós, Jaçanã, Piragibe e Xingu. Premiações – As premiações são divididas para os três primeiros classificados dos grupos A e B, entre clubes de frevo, tribos indígenas carnavalescas, clubes de frevo e escolas de samba que passaram na avenida durante o carnaval, no período de 1º a 4 de março. No Grupo A, o primeiro lugar recebe R$ 10 mil, o segundo R$ 8 mil e o terceiro R$ 6 mil. Já no Grupo B, o prêmio é de R$ 8 mil, R$ 6 mil e R$ 4 mil, respectivamente. Danilo Guedes, presidente da agremiação ‘Urso da Paz’ comemora o primeiro lugar no Grupo A das Ala Ursas. Ele ganhou com a pontuação de 69,9 com o tema ‘Tesouro Achado no Nordeste’, uma referência a cultura popular. “Este ano nós somos tricampeões. Ganhamos em 2017, 2018 e 2025”. Em segundo lugar ficou ‘Urso Gorila Louco’ e em terceiro ‘Urso Branco. Quem também comemorou foi Joseph Teixeira, presidente do ‘Ubirajara’, que ficou em primeiro lugar no desfile das Tribos Indígenas com a pontuação de 79,9. Desfilaram na avenida 77 componentes com o tema ‘Ubirajara o Guerreiro”, que conta a história da agremiação. Segundo ele, esse guerreiro viveu no ano de 1556, na Bahia. A agremiação comemora a vitória pela terceira vez seguida – 2023, 2024 e 2025. Em segundo lugar ficou ‘Tupi-guarani’, com 79,7, e em terceiro ‘Africanos’, com 79,2. No clubes de frevo, a comissão julgadora apontou a vitória, mais uma vez, a ‘Ciganos do Esplanada’, grupo que representa o bairro Cruz das Armas, que alcançou a pontuação de 79,4. Segundo o Mestre Bonerge, presidente da agremiação, este ano foi feita uma homenagem a ‘Mateus e Catarina’, negros ícones da cultura popular. Este ano 179 componentes desfilaram na avenida. A agremiação ‘Bandeirantes da Torre’, ficou na segunda colocação, com 79,1 e em terceiro lugar ficou ‘São Rafael Frevo e Folia’, com 78,8. Já nas escolas de samba, a ‘Escola Unidos do Roger’ conquistou pela quinta vez o primeiro lugar na avenida, seguida pela ‘Malandros do Morro’ e ‘Pavão de Ouro’, que ficaram em segundo e terceira colocação, respectivamente. Paulo César, presidente da Escola Unidos do Roger, disse que a vitória foi fruto de muito trabalho. “Nós estávamos trabalhando há mais de seis meses. Agradeço a comunidade que nos ajudou e ao apoio dado pela Prefeitura”. A escola levou a avenida 350 componentes que desfilaram inspirados pelo tema “Nordeste de Todos os Encantos, Riquezas por Todos os cantos”, pontuou. Parcerias – O diretor da Funjope, Marcus Alves, agradeceu, ainda, as parcerias durante todo o período de Carnaval, incluindo as prévias até o tradicional desfile do Carnaval Tradição, a exemplo das secretarias de Comunicação (Secom), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Saúde (SMS), Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), além do aparato de segurança que envolve a Guarda Civil Metropolitana e as forças de segurança do Governo do Estado – Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. “Um
MP apura gastos de R$ 2,7 mi em combustível e R$ 1 milhão em manutenção de veículos em cidade na Paraíba
O desembargador Ricardo Vital de Almeida, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), deferiu o pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para prorrogar por mais 90 dias as investigações no PIC (Procedimento Investigatório Criminal) que apuram gastos excessivos de R$ 2,7 milhões com combustível e de R$ 1 milhão com manutenção de veículos no município de Cruz do Espírito Santo. O Blog do Marcelo José apurou que a 1ª subprocuradora-Geral de Justiça Vasti Cléa Marinho da Costa Lopes, presidente da CCRIMP (Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa do Ministério Público do Estado da Paraíba) emitiu manifestação sobre a necessidade de investigações devido a complexidade do caso, inclusive perícia em licitações realizadas pela Prefeitura de Cruz do Espírito Santo. “Cuida-se de Procedimento Investigatório Criminal, instrumentalizado nesta CCRIMP, a partir da remessa, pela ilustre Promotora de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Santa Rita, de documentação contendo denúncia em desfavor da atual Prefeita de Cruz do Espírito Santo/PB, Aliny Cibely Cunha da Silva Farias (“Aliny do Povão”), atribuindo a esta a prática de crimes de responsabilidade e licitatórios consistentes nas seguintes condutas supostamente ilícitas: 1. supostas irregularidades no processo licitatório nº 22/2022, destinado ao aluguel de caminhão compactador, firmado pela Prefeitura de Cruz do Espírito Santo-PB, através da atual gestora, e empresa TSOM serviços terceirizados, sem capacidade técnica e financeira; 2. suposto gasto excessivo com locação de veículo de luxo pela gestora municipal, ultrapassando o valor de R$29.390,00 mensal, com a empresa O & L Rent a Car (empresa diversa da vencedora na licitação); 3. suposto gasto excessivo com combustível, totalizando a quantia de R$2.697,538,02 por ano; 4. suposto gasto excessivo com manutenção dos veículos, no valor de R$1.000.000,00 à Empresa Viegas Escapamentos, causando claro dano ao erário”, informa a investigação.
Azul deixa de operar em nove cidades brasileiras, quatro delas do Nordeste
No dia em que anunciou o retorno da rota Patos (PB) e Recife (PE), na segunda-feira (10/03), a Azul Linhas Aéreas informou ter encerrado operações em nove cidades brasileiras, quatro delas do Nordeste. A empresa não irá operar em Barreirinhas (MA), Campos (RJ), Correia Pinto (SC), Jaguaruna (SC), Mossoró (RN), Parnaíba (PI), Rio Verde (GO), São Raimundo Nonato (PI) e Três Lagoas (MS). O anúncio faz parte de um processo de reajustes da malha aérea iniciado no mês passado, quando houve a suspensão das atividades, mudanças de voos e até de frota em alguns trechos, como forma de se adequar às condições econômicas. Esses mercados são de cidades com menos de 20 mil habitantes. (Clique aqui e confira a íntegra da matéria no Turismo em Foco)