Instituições financeiras acumulam milhares de queixas procedentes e acendem alerta regulatório
O Banco Central divulgou o ranking trimestral de reclamações contra instituições financeiras, e os três primeiros colocados chamam atenção pelo volume de queixas procedentes. INTER, C6 Bank e Bradesco lideram a lista, com milhares de registros que indicam descumprimento de normas e acendem alertas sobre práticas de atendimento e operação.
O ranking, divulgado nesta quinta-feira (23/10) é, conforme checagem da redação Click100, elaborado a partir das reclamações registradas pelos cidadãos nos canais oficiais do Banco Central — como Fale Conosco, telefone 145 e correspondência. Após análise técnica, as queixas com indícios de violação regulatória são classificadas como procedentes.
Na categoria “Top15 Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento”, que reúne as instituições com maior número de clientes, os três líderes são:
| Posição | Instituição | Reclamações Procedentes | Nº de Clientes | Índice BC |
|---|---|---|---|---|
| 1º | INTER | 3.862 | 40.066.015 | 96,37 |
| 2º | C6 Bank | 1.726 | 32.544.127 | 53,03 |
| 3º | Bradesco | 5.718 | 110.494.968 | 51,74 |
O índice do Banco Central considera o número de reclamações procedentes proporcional ao total de clientes, o que explica a liderança do INTER, mesmo com menos clientes que o Bradesco.
Reclamações são importantes para aprimorar
Embora o Banco Central não atue diretamente em casos individuais, os dados do ranking são usados como subsídio para ações de supervisão, regulação e educação financeira. A presença recorrente de instituições no topo da lista pode indicar falhas sistêmicas em processos de atendimento, cobrança, contratos ou serviços digitais.
Participam do ranking bancos comerciais, múltiplos, cooperativos, de investimentos, sociedades de crédito, instituições de pagamento e administradoras de consórcio. A divulgação é trimestral para bancos e semestral para consórcios.
“As reclamações procedentes são importantes para aprimorar a supervisão e orientar políticas de regulação e educação financeira.” — Banco Central, em nota técnica. (Texto: redaçao Click100 / Imagem de capa: Freepik Cookie_Studio)
Clique aqui e confira o ranking com os 15 bancos com maior número de reclamações registradas.
Clique aqui e confira a segunda lista com outros 54 bancos com maior número de reclamações registradas.
Clique aqui e confira o ranking com as principais reclamações feitas pelos clientes.
