A CBTU João Pessoa entrega, à população, na tarde desta terça feira, 10, às 16h, a nova estação ferroviária de Jacaré, em Cabedelo. A solenidade de inauguração contará com a presença do presidente da Companhia, José Marques de Lima e de várias autoridades e políticos do Estado, dos municípios de João Pessoa e Cabedelo e usuários do sistema. Esta é a terceira estação totalmente modernizada e dentro do novo padrão de construção da CBTU e representa um investimento do Governo Federal da ordem de R$ 1,2 milhão. Para o diretor-presidente da Companhia, José Marques de Lima, a entrega dessa obra representa avanço substancial na melhoria do transporte ferroviário da Região Metropolitana da Capital. “A modernização da estação ferroviária Jacaré integra um conjunto de investimentos estratégicos voltados à melhoria do sistema de trens urbanos da Paraíba. Nosso objetivo é ampliar o conforto, a segurança e a acessibilidade para os passageiros, promovendo um transporte público mais eficiente e alinhado com as necessidades da população”, afirma. O superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, disse que a nova estação eleva o grau de eficiência do sistema de trens no Estado. “Estamos modernizando todas estações do sistema dentro dos padrões de acessibilidade e com maior conforto para nosso usuário. Assim, cada vez mais vamos oferecer à população um transporte de qualidade com viagens mais rápidas, seguras e econômicas”. Diz. “Até ao final do ano entregaremos outras estações modernizadas”, acrescenta. De acordo com o setor de engenharia da Companhia em João Pessoa, a moderna estação segue o novo padrão arquitetônico, totalmente fechada com elementos vasados e revestida em cerâmica, cobertura com telhas termo acústicas que reduz ruídos externos, sistemas abertura e fechamento de portas automáticas na plataforma, rampa de aceso, piso tátil, bilheteria eletrônica e pagamento também através de Pix. A CBTU João Pessoa possui uma extensão de 30km de via férrea, conta atualmente com 13 estações, em quatro municípios da Região Metropolitana – Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, e uma tarifa única de R$ 2,50. O projeto da CBTU é modernizar todas as estações do sistema nesse novo modelo, inclusive com a construção de mais três estações – Tibiri Fábrica, Róger e Bayeux 2. (Fonte e foto: Ascom CBTU)
Conezito: Estudantes da 14ª GRE são premiados por criação do mascote oficial do Detran-PB
O mascote oficial do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), batizado de “Conezito”, foi oficialmente apresentado durante cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (09/06), na Escola Cidadã Integral Técnica João da Matta Cavalcanti de Albuquerque, integrante da 14ª Gerência Regional de Educação. A escola foi a grande vencedora do Edital Cultural para Criação do Mascote, idealizado pelo Detran-PB em parceria com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB). O evento premiou a equipe formada por dois estudantes e uma professora, responsáveis pelo projeto gráfico e conceitual do personagem. O edital recebeu a inscrição de mais de 100 equipes de 40 Escolas Cidadãs Técnicas de todo o estado. A proposta foi executada pela Gerência Executiva de Educação das Escolas Cidadãs Técnicas (GEECT) e pela Gerência Executiva de Desenvolvimento e Protagonismo Estudantil (GEDPE), com o objetivo de estimular a criatividade dos jovens, promover a cidadania e fomentar reflexões sobre segurança viária com base na cultura paraibana. O trabalho vencedor foi da equipe “Dominart”, composta por estudantes do 1º ano do curso técnico em Programação de Jogos Digitais da ECIT João da Matta Cavalcanti de Albuquerque, orientados pela professora Juliene Luna. Ao todo, foram entregues R$ 6 mil em premiações para a equipe vencedora, sendo R$ 2 mil para cada estudante e o mesmo valor para a professora orientadora. Na apresentação, a docente Juliene Luna compartilhou as etapas do processo criativo e os desafios enfrentados pela equipe. “Dividimos o processo em fases: primeiro, entendemos o edital, depois fizemos brainstorms e selecionamos a melhor proposta. Construímos o protótipo de baixa fidelidade e, depois, o final. E assim nasceu o Conezito. É uma alegria enorme ver esse reconhecimento do trabalho dos nossos alunos”, relatou. Durante a solenidade, que contou com a presença de representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e da comunidade escolar, o secretário executivo de Gestão Pedagógica da SEE-PB, Edilson Amorim, destacou o papel da educação na construção de uma juventude consciente sobre sua atuação social. “O governo tem compromisso com a formação dos nossos estudantes. E iniciativas como essa não apenas incentivam a criatividade, como também promovem o entendimento sobre o papel de cada cidadão na construção de um trânsito mais seguro”, afirmou. A cerimônia contou com a presença do superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, que reforçou o alcance das ações educativas do órgão e a importância da interlocução com as escolas. “Esse mascote não é apenas um desenho. Ele representa o compromisso do Governo do Estado com a formação cidadã. Só em 2023, o Detran percorreu os 223 municípios da Paraíba e atendeu mais de 90 mil pessoas, entre alunos, motoristas e trabalhadores, levando educação para o trânsito em diversos espaços. Estamos plantando uma mudança de comportamento”, explicou. O gerente da 14ª Gerência Regional de Educação, Gemerson Roque, destacou que levar o debate sobre trânsito para o ambiente escolar é uma medida urgente. “Infelizmente, muitos dos acidentes em nossa cidade envolvem jovens. E quase todos são fatais ou deixam sequelas graves. Levar essa discussão para dentro da escola é salvar vidas. Essa é uma mensagem que precisa ser repetida até se tornar parte da rotina dos nossos jovens”, declarou. A cerimônia também contou com falas da deputada estadual Daniela do Vale, vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Paraíba, que parabenizou a escola vencedora e reforçou a importância do protagonismo estudantil. Para a gerente de Educação para o Trânsito do Detran-PB, Ariana Nogueira, o mascote é símbolo de um trabalho contínuo. “Esse projeto representa o esforço de uma equipe comprometida com a formação cidadã. Conezito nasce como um símbolo dessa missão. Esperamos que os estudantes se apropriem desse trabalho e se tornem multiplicadores dessa conscientização”, disse. Estudantes de outras áreas da escola também participaram de um momento de partilha, mostrando projetos que refletem sua liderança e compromisso com a transformação do ambiente escolar. O encerramento foi marcado pela entrega simbólica da premiação e por aplausos dirigidos aos estudantes que se destacaram no concurso. A SEE-PB e o Detran-PB anunciaram que novas edições de concursos deverão ser lançadas em breve, consolidando a parceria institucional entre os órgãos e fortalecendo a cultura de educação para o trânsito nas escolas públicas do estado. Os estudantes da equipe Dominart expressaram o orgulho pelo reconhecimento. Paulo Henrique destacou o esforço coletivo envolvido na criação do mascote vencedor: “A gente se dedicou muito, pesquisou, pensou em ideias que representassem a cultura paraibana e a segurança no trânsito. Ver o Conezito sendo apresentado aqui hoje é uma emoção muito grande, porque ele é fruto de muito trabalho e união do nosso grupo com a professora Juliene”. Dimas Kauã complementou: “Foi um processo de aprendizado imenso. Aprendemos sobre empatia, responsabilidade e também como o design pode contribuir para mudanças no comportamento das pessoas”. Presente na plateia, uma das mães dos estudantes premiados não conteve a emoção ao comentar a conquista. “É uma alegria que não dá pra descrever. A gente vê o filho passando tantas horas na escola, estudando, se dedicando, e hoje poder presenciar esse reconhecimento é algo que enche o coração de orgulho. Eles mostraram que os jovens da escola pública têm talento, têm capacidade e que, com apoio, podem chegar onde quiserem. Eu só tenho a agradecer aos professores e a todos que acreditaram neles”, disse. (Fonte e foto: Secom PB)
Assembleia decreta luto de 3 dias pelo falecimento do ex-presidente da ALPB Arthur Cunha Lima
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-presidente da Casa, Arthur Cunha Lima, que também ocupou o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Ele tinha aos 75 anos e faleceu nesta segunda-feira (9) no Hospital da Unimed, em João Pessoa, onde estava internado para tratamento de problemas de saúde. A ALPB também decretou luto de três dias pelo falecimento do ex-presidente. O velório do ex-presidente acontecerá no Salão Nobre da ALPB, a partir das 22h. O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, em nome de todos os parlamentares e funcionários da Casa Epitácio Pessoa, presta solidariedade à família. Adriano destacou ainda a relevância e o legado deixado por Arthur durante toda sua vida pública, tanto por sua atuação como representante do povo na ALPB, quanto por sua conduta como conselheiro do TCE-PB. Arthur Cunha Lima Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Arthur Paredes Cunha Lima, iniciou sua vida pública como vice-presidente do Centro Estudantil de Campina. No Poder Executivo, esteve como secretário de Administração; secretário chefe da Casa Civil; secretário de Cidadania e Justiça; secretário chefe do Escritório de Representação do Governo do Estado, em Campina Grande; e secretário da Administração de João Pessoa. Antes de chegar ao cargo de conselheiro do TCE-PB, Arthur foi eleito deputado estadual por três mandatos, além de assumir a Presidência da Casa durante o biênio 2007/2009, sendo reeleito para o biênio 2009/2011. Ainda em 2009, o ex-deputado chegou a ocupar o cargo de governador interino durante o mês de fevereiro daquele ano. No ano seguinte, 2010, renunciou o cargo de chefe do Legislativo estadual para assumir o cargo de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Arthur presidiu a Corte durante o biênio 2015/2017. Ele se aposentou do Tribunal no final do ano passado. (Fonte e foto: Ascom ALPB)
Morre Arthur Cunha Lima, ex-deputado estadual e ex-conselheiro do TCE-PB
O ex-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraiba (TCE-PB), Arthur Cunha Lima, faleceu nesta segunda-feira (09/06), aos 75 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital da Unimed, em João Pessoa, e morreu por falência múltipla dos órgãos, decorrente de complicações da diabetes. Arthur Cunha Lima teve uma trajetória política marcante, com três mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa, além de ter sido conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). A morte do ex-parlamentar ocorre após um anúncio precipitado acerca de sua morte, no último mês. Na ocasião, a família do ex-conselheiro precisou vir a público desmentir a informação divulgada primeiramente pelo presidente da ALPB, deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) e reproduzido pela Presidência do TCE-PB com base na primeira fonte. Ele porém, seguia internado nas dependências do Hospital da Unimed, em João Pessoa, devido as condições de saúde que se complicaram desde o ano 2017 devido ao surgimento de um tumor no cérebro. O TCE, no dia seguinte, chegou a divulgar uma nota pedindo desculpa pela notícia equivocada. Leia também: Família desmente informação dada pela Assembleia e pelo TCE-PB sobre morte de Arthur Cunha Lima Leia também: TCE-PB divulga ‘Nota’ e pede desculpas por notícia equivocada sobre morte de Arthur Cunha Lima Arthur Cunha Lima foi afastado do cargo de conselheiro ainda no ano de 2019 após ter sido um dos alvos da Operação Calvário, sofreu a “punição” de uma aposentadoria compulsória cinco anos após o escândalo. Informações sobre velório e sepultamento ainda serão divulgadas pela família. Velório O velório do ex-conselheiro acontecerá a partir das 22h desta segunda-feira (09/06) nas dependências da Assembleia Legislativa da Paraíba, mais precisamente no Salão Nobre da Casa Legislativa. O sepultamento será realizado nesta terça-feira (10), às 15h, no Cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa. (Fonte: Click100 com Blog do Ninja / Foto: reprodução arquivo Ascom TCE-PB)
MPPB expede recomendação sobre o São João de Pedras de Fogo e define horários das festividades
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou ao prefeito municipal de Pedras de Fogo, a adoção de uma série de providências em relação aos festejos juninos, que deverão acontecer entre 15 de junho e 28 de julho. A recomendação integra o Procedimento 070.2025.000227 e foi expedida pela promotora de Justiça Fabiana Alves Mueller, em razão da necessidade das medidas operacionais e efetivas para garantir a segurança da população, a preservação do meio ambiente e do patrimônio público e de preservar os interesses dos munícipes. A medida visa coibir sobretudo a poluição sonora, a perturbação do sossego e problemas de mobilidade, em razão do aumento do fluxo de pessoas e de veículos. Por isso, uma das medidas recomendadas pelo MPPB, seguindo a sugestão da Polícia Militar, é de que os eventos tenham horários fixados até 2h do dia seguinte ao início da festividade. O objetivo é minimizar riscos de grandes incidentes e ocorrências complexas. A recomendação está amparada na Lei Federal 6.938/81 (Política Nacional do Meio Ambiente); na Lei 9.605/98 (que tipifica a poluição sonora como crime ambiental); no Decreto-Lei 3.688/41 (que versa sobre a contravenção de perturbação do sossego alheio) e no Código de Trânsito. “O pleno êxito das festividades juninas na cidade, depende, inexoravelmente, da colaboração e do empenho das autoridades competentes, atuando efetivamente, de conformidade com suas atribuições, para garantir a comodidade, o lazer e a segurança sempre esperada. O bem-estar da coletividade deve sempre preponderar diante do interesse individual. As autoridades competentes devem assegurar, à população em geral, todo conforto, higiene, tranquilidade e segurança que se espera de um evento desta natureza”, defendeu Mueller. Confira as medidas recomendadas ao Município: 1 – que seja providenciada a iluminação das ruas adjacentes aos locais de eventos, inibindo a ação de criminosos nas imediações das festas e possibilitando uma atuação mais efetiva das polícias militar e civil; 2 – que seja ordenada a distribuição dos vendedores ambulantes, carroças de churrasquinhos e similares, a fim de que o comércio seja realizado tão somente nos locais previamente fixados pela organização do evento; 3 – que os proprietários de restaurantes, mercadinhos, bares e similares, e os vendedores ambulantes, cadastrados ou não, sejam orientados sobre a proibição do comércio de bebidas em vasilhames ou copos de vidro no período das festividades e sobre o encerramento de suas atividades após o término dos shows e eventos. O Município deverá fazer fiscalizações para averiguar o cumprimento dessa recomendação. 4 – que acione o Conselho Tutelar para comparecer ao local das festividades, propiciando aos seus representantes a estrutura necessária ao desempenho de suas funções, atendendo à ordem natural de plantão do próprio Conselho; 5 – que providencie veículo adequado para recolher garrafas de vidro que os populares participantes do evento porventura levem para o local dos festejos, e que devem ser substituídas por garrafas ou copos plásticos; 6 – que divulgue na impressa local a recomendação ministerial, enfatizando a proibição de uso de copos e vasilhames de vidro por parte de comerciantes e do público em geral, bem como a proibição de venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes e o horário de encerramento das festividades; 7 – A Secretaria de Saúde do município deverá disponibilizar, nos dias dos eventos, uma ambulância para permanecer no local do evento, para atender a situações emergenciais, de modo a evitar maiores transtornos e incidentes à população. (Fonte: MPPB / Foto: Canva)
TCU aponta indícios de irregularidades em em recursos da União para oito Prefeituras fiscalizadas
O Tribunal de Contas da União (TCU) fez auditoria para verificar a regularidade da aplicação de recursos da União descentralizados para municípios mediante transferências especiais. O período analisado foi de 1/1/2021 a 30/9/2024 e os municípios abrangidos pela auditoria foram: Alegre (ES), Bituruna (PR), Bonfim (RR), Canelinha (SC), Lagarto (SE), Mucajaí (RR), Nova Mamoré (RO), Novo Oriente (CE), Santa Helena de Goiás (GO), São Caitano (PE), Miranda do Norte (MA) e Santana (AP). Os doze municípios auditados receberam, entre 2020 e 2024, 181 indicações de emendas na modalidade de transferência especial, o que significou repasses de aproximadamente R$ 445 milhões. A auditoria constatou indícios de irregularidades, com vários agentes responsáveis, em oito entre as 12 prefeituras auditadas. Isso levou o TCU a decidir pelo aprofundamento das apurações mediante futuros processos individualizados, em que os municípios serão avaliados separadamente. Mas ainda no trabalho atual, o Tribunal concluiu por alertar a Prefeitura Municipal de Canelinha (SC) de que eventuais irregularidades decorrentes de revogação da suspensão do Processo de Licitação 193/PMC/2023 poderão fazer com que os responsáveis sofram as medidas de acordo com a Lei 8.443/1992. O TCU também avisou a Prefeitura Municipal de Nova Mamoré (RO) de que, na aplicação de recursos de transferências especiais relativas à emenda 202341730004, houve realização de transferência da conta receptora dos recursos da emenda para outra conta do município, o que descumpriu o disposto na Lei 14.436/2022. Por fim, o Tribunal alertou a Prefeitura Municipal de Bituruna (PR) de que houve aditivos de acréscimos em percentuais superiores a 25% dos valores iniciais nos Contratos 154/2022 e 155/2022. O relator do processo é o ministro Antonio Anastasia. ___________________________________________ SERVIÇO Leia a íntegra da decisão: Acórdão 1271/2025 – Plenário Processo: TC 024.628/2024-7 (Fonte: Ascom TCU / Foto: TCU | Saulo Cruz)
Conde: MPPB interdita comunidade terapêutica irregular com indícios de encarceramento e agressão de internos
Local funcionava irregularmente; há indícios de encarceramento e agressão de internos Uma comunidade terapêutica localizada na cidade de Conde foi interditada durante fiscalização coordenada pelo Ministério Público da Paraíba, na última sexta-feira (6/6). Foram resgatados cerca de 50 pessoas e o local – que funcionava indevidamente – foi interditado e multado em R$ 100 mil, pela Vigilância Sanitária. Foram observados indícios de encarceramento, maus-tratos e dopagem de internos, além de outras irregularidades como alvarás vencidos e falta de profissionais habilitados para atuar no local. A inspeção foi articulada pelo promotor de Justiça Demétrius Castor, que atua no Tribunal do Júri, mas está substituindo na Promotoria de Conde. Ele disse que recebeu uma denúncia anônima sobre irregularidades no funcionamento de uma “clínica” na cidade, e que a inspeção confirmou que se tratava de uma comunidade terapêutica. Além do MPPB, a força-tarefa contou com representantes de órgãos de Vigilância Sanitária do Estado (Agevisa) e do Município, das polícias Militar e Civil, da Secretaria de Estado da Saúde, do Conselho de Psicologia, da Secretaria de Ação Social do Município de Conde, dentre outros. Força-tarefa surpresa“Montamos a força-tarefa e fomos lá de surpresa. O local é bonito e os internos estavam todos lá, ouvindo uma palestra. Os donos não estavam. Pouco a pouco os internos se aproximaram de nós e um deles disse que pediu ajuda porque era maltratado, era agredido, mostrou as agressões na boca. Achamos outros casos. Todos disseram que não queriam ficar lá. O local não é clínica, é comunidade terapêutica. A comunidade terapêutica deve receber pessoas de forma voluntária. A pessoa vai se quiser e sai quando quiser. Eles estavam presos, reclusos lá dentro”, disse o promotor. Segundo o representante do MPPB, foram encontradas outras irregularidades, a exemplo de alvará vencido; além de receituários prescritos por uma pessoa recém-formada em medicina que não era psiquiatra. Também não havia enfermeiro, apenas um auxiliar de enfermagem que ministrava medicamentos injetáveis. “Foi então que os internos disseram que eram dopados, que eram agredidos, que não deixavam eles saírem, que não tinham contato com ninguém, nem com os familiares”, disse. Procedimento policial e inquérito civilDemétrius informou que essas pessoas que eram atendidas na comunidade terapêutica foram conduzidas à delegacia em um ônibus para que, posteriormente, seus familiares pudessem levá-los para casa. O delegado foi orientado a instaurar o procedimento policial, ouvindo os atendidos e o proprietário da casa. Quando concluído, o procedimento deverá ser encaminhado ao Ministério Público. Paralelamente, há na Promotoria um inquérito civil público, que será corroborado com os depoimentos e as imagens feitas nos locais e com os relatórios e autos de infração dos órgãos de fiscalização. O promotor Demetrius Castor também informou que deverá ingressar com uma ação civil pública para interditar liminarmente a casa. “Não tem a menor condição de funcionamento. Claro que os donos vão ter toda a oportunidade de se defender nessa ação civil pública e também no procedimento administrativo, mas constamos que está irregular, inclusive foi multada porque era reincidente”, disse. (Fonte e foto: Ascom MPPB)
TJPB condena ex-prefeito de Catingueira e duas empresas por improbidade administrativa
A Primeira Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba reformou sentença da 1ª Vara Mista da Comarca de Piancó e condenou o ex-prefeito de Catingueira, Albino Félix de Sousa Neto, e as empresas Construtora e Empreiteira Oliveira e Leite Ltda-ME e F. Líder Construções e Prestadora de Serviços Ltda-ME, por ato de improbidade administrativa. A decisão foi proferida no julgamento de Apelação Cível interposta pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), com relatoria do desembargador Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho. De acordo com os autos, o então prefeito autorizou o pagamento integral de R$ 145.100,00 à Construtora Oliveira e Leite Ltda por obras em três ruas, das quais apenas duas teriam sido efetivamente beneficiadas. O TCE apurou um sobrepreço de R$ 53.221,83 decorrente da ausência de comprovação de parte dos serviços contratados. Além disso, o ex-gestor também contratou diretamente a empresa F. Líder Construções para pintura de meios-fios em vias públicas, no valor de R$ 15.000,00, sem processo licitatório válido e sem comprovação da execução dos serviços. O relator destacou que a contratação ocorreu de forma deliberada para burlar o procedimento legal, uma vez que havia licitação em andamento para serviços da mesma natureza naquele mesmo período. “Observa-se, portanto, que as contratações se efetivaram para obras ou serviços de mesma natureza (construção civil/engenharia), consistindo em parcelamento ou fracionamento indevido para autorizar deliberadamente, ao arrepio da lei, a contratação direta de empresa para serviço de pintura de meios-fios, que deveria ter sido realizado simultânea ou sucessivamente ao serviço de recuperação de pavimentação de ruas do município de Catingueira”. No julgamento do recurso foram aplicadas as seguintes penalidades: ex-prefeito Albino Félix de Sousa Neto: suspensão dos direitos políticos por 8 anos e pagamento de multa civil no valor de R$ 68.221,83, a ser revertida ao município de Catingueira; Construtora e Empreiteira Oliveira e Leite Ltda-ME, representada por José Antero de Oliveira e Geronildo Araújo Leite: perda dos valores acrescidos ilicitamente (R$ 53.221,83) e proibição de contratar com o poder público por 5 anos; F. Líder Construções e Prestadora de Serviços Ltda-ME, representada por Ardiles Alves Reis: perda de R$ 15.000,00 obtidos indevidamente e proibição de contratar com o poder público por 5 anos. Da decisão cabe recurso. (Fonte: Ascom TJPB / Foto: Freepik)
Sine-PB disponibiliza mais de 750 vagas de emprego em 13 munícipios paraibanos
O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) oferta, a partir desta segunda-feira (09/06), 758 vagas de emprego em 13 municípios do Estado: João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Sapé, Patos, Pombal, Bayeux, Guarabira, Princesa Isabel, São Bento, Conde, Mamanguape e Cabedelo. O maior número de vagas se concentra na Capital paraibana (377), sendo a maioria para o cargo de operador de telemarketing ativo e receptivo (200). Entre as oportunidades para João Pessoa, há ainda opções para operador de máquinas fixas – em geral e auxiliar de logística (10 vagas cada cargo), pedreiro (09/06), atendente de lojas, operador de caixa, motorista de ônibus urbano e cumim (5 vagas cada função), assistente de engenharia e auxiliar técnico de engenharia (uma vaga cada cargo). O posto do Sine estadual em Santa Rita vai oferecer 131 vagas para quem se interessa em trabalhar como auxiliar de linha de produção (30), ajudante de carga e descarga de mercadoria (20), mecânico de máquina agrícola, operador de máquinas fixas – em geral e eletricista de instalações – edifícios (15 vagas para cada cargo), auxiliar de logística e auxiliar de linha de produção (5 vagas cada cargo), faxineiro (3) e jardineiro (2), entre outras. Em Campina Grande, serão ofertadas 93 vagas para diversas funções, entre as quais estão: auxiliar de cozinha e garçom (15 vagas cada cargo), lavador de veículos (10), carregador e descarregador de caminhões (6), auxiliar de linha de produção e vendedor pracista (5 vagas cada cargo), auxiliar de mecânico em autos (4), arquiteto de interiores (1), etc. O Sine-PB em Bayeux vai disponibilizar 12 vagas de emprego para a população, sendo quatro delas para vidraceiro colocador de vidros, costureira em geral (4), pintor de obras (2), encanador e pedreiro (uma vaga cada cargo). No município de Conde, o Sine-PB contará com 29 vagas para pedreiro (10), camareiro de hotel (5), ajudante de carga e descarga de mercadoria e auxiliar de cozinha (4 vagas cada função), carpinteiro e encanador (uma vaga para cada), etc. O Sine-PB em Sapé terá disponíveis 29 vagas de emprego para auxiliar de linha de produção (16), ferreiro armador na construção civil (5), operador de máquinas de fábrica de doces, salgados e massas alimentícias (4) entre outras funções; enquanto em Patos serão 28 vagas, dentre as quais contemplam as funções de: vendedor pracista (5), conferente de carga e descarga e garçom (3 cada função), pedreiro e churrasqueiro (2 vagas cada cargo). Em Guarabira, o Sine Estadual ofertará 6 vagas para costureira em geral; enquanto 21 vagas de emprego estarão disponíveis no município de Princesa Isabel para atendente de lojas, auxiliar de cozinha, embalador – a mão e repositor – em supermercados (duas vagas cada), gerente de bar, cantina e restaurante (1), entre outras. O posto do Sine-PB em São Bento disponibilizará seis vagas de emprego distribuídas em diversas áreas, entre as quais monitor de prevenção de perdas (1), gerente de empresas comerciais (1). Enquanto no município de Mamanguape serão três vagas para auxiliar administrativo (2) e técnico em segurança do trabalho (1). Em Pombal, serão ofertadas cinco vagas para vendedor interno (4) e mecânico de manutenção de automóveis (1); por fim, o Sine-PB oferecerá 18 vagas em Cabedelo para promotor de vendas (5), auxiliar de limpeza (4), auxiliar administrativo (1), entre outras. O Sine-PB orienta os trabalhadores interessados a comparecerem às unidades de atendimento portando documentos pessoais, carteira de trabalho e currículo atualizado. Atualmente, são 16 postos em funcionamento e mais cinco unidades de extensão de atendimentos nas Casas da Cidadania em João Pessoa. Os demais estão distribuídos nos seguintes municípios: Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo, Patos e Princesa Isabel. O Sistema trabalha em parceria com diversas empresas realizando a intermediação da mão de obra ofertada por elas. Os serviços do Sine/PB para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado podem ser solicitados pelo e-mail: estadual@hotmail.com. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (83) 3218-6600. (Fonte: Secom PB / Foto: Freepik)
Sine-JP oferece 238 vagas de emprego a partir desta segunda-feira
O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) inicia a semana com a oferta de 238 vagas de trabalho em diferentes áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades contemplam desde cargos que exigem apenas o Ensino Fundamental incompleto até funções que pedem Ensino Superior completo, com ou sem experiência profissional. Confira aqui a lista de empregos. A função de atendente de telemarketing continua sendo destaque, com 100 vagas disponíveis, todas sem exigência de experiência anterior, sendo requisito apenas Ensino Médio completo e conhecimentos básicos de informática. A oportunidade é ideal para quem busca o primeiro emprego. No setor de construção civil, o cargo de servente de obras lidera em quantidade, com 60 vagas. Para concorrer, é necessário ter pelo menos o Ensino Fundamental incompleto e experiência comprovada na função. Também há oportunidades para pedreiro, com 30 vagas, e montador de estrutura de concreto armado, com 36 vagas. A área de atendimento segue em alta, com 20 vagas para atendente de lanchonete, sendo algumas destinadas a pessoas sem experiência, além de 15 vagas para atendente de padaria e outras 15 para empacotador, com exigência de Ensino Médio completo e disponibilidade para trabalhar no período da tarde e noite. O comércio também oferece oportunidades: são 20 vagas para operador de caixa, 15 para repositor em supermercados e cinco para vendedor de serviços, todas exigindo Ensino Médio completo e experiência de no mínimo seis meses em carteira. Outras funções com número expressivo de vagas são: auxiliar de linha de produção (30 vagas), oficial de serviços gerais na manutenção de edificações (10 vagas), motorista de ônibus (20 vagas) e operador de máquinas fixas (20 vagas). Há ainda chances para auxiliar de cozinha, balconista de açougue, técnico em edificações, auxiliar de logística, porteiro, zelador, entre outras profissões. Serviço – Os interessados em concorrer a uma das vagas devem comparecer, a partir desta segunda-feira (9), à sede do Sine-JP, localizada na Avenida João Suassuna, nº 49, no primeiro casarão da Villa Sanhauá, na Praça Antenor Navarro, bairro do Varadouro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para o cadastro, é necessário apresentar RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e currículo atualizado. Mais informações sobre todas as vagas e os requisitos podem ser consultadas no Painel da Empregabilidade, disponível no site da Prefeitura de João Pessoa: www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/painel-da-empregabilidade, ou pelo telefone (83) 98654-8978. (Fonte: Secom PMJP / Foto: Pixabay)