Empreendimentos da Paraíba são contemplados com incentivos fiscais da Sudene para investimentos

Em mais um passo para fomentar o crescimento econômico e a geração de empregos, a Diretoria Colegiada da Sudene aprovou novos 22 pleitos de incentivos fiscais. As empresas beneficiadas declararam um investimento de R$ 281,2 milhões em nove estados, vinculados a geração de 1.116 novos postos de trabalho. “Os incentivos fiscais são um mecanismo estratégico para a atração e manutenção de empresas na nossa área de atuação, buscando reduzir desigualdades intrarregionais no processo de industrialização. Esses incentivos atuam catalisadores de investimentos privados, compensando as desvantagens competitivas existentes e estimulando a instalação e expansão de empreendimentos”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.  O gestor acrescenta que essa atração de capital privado se traduz em geração de empregos, aumento da renda da população local, diversificação da economia e, consequentemente, na melhoria dos indicadores sociais. Bahia e Maranhão despontaram como os estados com maior número de empresas atendidas, cinco cada. Empreendimentos dos estados de Ceará (1), Espírito Santo (3), Paraíba (2), Pernambuco (4), Piauí (1) e Rio Grande do Norte (1) também foram contemplados. O maior investimento registrado foi da Paraflu do Brasil Indústria de Produtos Químicos, localizada no município de Sooretama (ES), fabricante de fluidos de arrefecimento de radiadores. A diversidade setorial das empresas agraciadas reflete o potencial multifacetado da região. Entre as 22 empresas beneficiadas, há representantes dos setores da indústria – alimentos (4), química (3), metalurgia (2), plásticos (2), calçados (1) e agro (1) -; infraestrutura (4), todas de telecomunicações; minerais (3); agricultura irrigada (1); e hotelaria (1). No que tange às modalidades de incentivo, a maioria das empresas (17) obteve a redução de 75% no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ). Adicionalmente, foram aprovados cinco pleitos de reinvestimento, mecanismo que permite às empresas destinar até 30% do IRPJ para projetos de modernização, complementação de equipamentos ou investimento em capital de giro. A Sudene também aprovou pleitos de retificação e transferência. A diversidade setorial e a abrangência geográfica dos projetos aprovados refletem a estratégia da Sudene de impulsionar um crescimento econômico robusto e diversificado. “Acreditamos que o apoio a diferentes setores, desde a indústria até a infraestrutura, passando pela agricultura e serviços, é fundamental para reduzir as desigualdades regionais e fortalecer a economia como um todo”, disse o diretor de Gestão de Fundos e Incentivos, Heitor Freire. Em 2025, segundo a Coordenação-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais e Financeiros, foram aprovados 60 pleitos de incentivos fiscais em reuniões anteriores da Diretoria Colegiada da Sudene. No total, as empresas declaram R$ 478,3 milhões em investimentos e a manutenção de 19.382 empregos diretos e indiretos. “Mais de 60% das demandas são do setor industrial”, destaca o coordenador Silvio Carlos. (Fonte e foto: Ascom Sudene)

“Se apoderaram de poderes que não têm”, diz Galdino sobre MPC alertando que situação irá mudar

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), foi à Tribuna da Casa Legislativa e decidiu bater de frente com o Ministério Público de Contas (MPC) do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Galdino, enfatizou que estaria cumprindo a promessa feita de só se pronunciar após a nomeação da filha, Alanna Galdino, como conselheira do TCE-PB. Na Tribuna, o presidente da ALPB lembrou que também é advogado, que o MPC estaria se empoderando de um poder que não tem, promovendo pirotecnia sem precedentes, desgastando a relação do TCE com a ALPB. O parlamentar alega existência de uma “distorção interna”, que o Pleno do TCE teria, atualmente, menos poder do que o MP de Contas e que isso “precisa mudar”. “Vamos revisar com equilíbrio e responsabilidade o Regimento Interno e a Lei Orgânica. Vamos devolver ao Pleno seus poderes constitucionais”, afirmou Galdino lembrando, posteriormente, que não seria por vingança mas para reequilíbrio “da balança” uma vez que órgãos auxiliares não podem agir como se fossem independentes. O deputado disse que a divulgação precipitada de pareceres estaria manchando imagens de prefeitos e demais gestores públicos antes mesmo de serem analisados pelo TCE-PB. (Fonte: Click100.com.br / Foto: arquivo ALPB) Confira a íntegra do pronunciamento do parlamentar:

INSS: Aguiar é a 5ª cidade do NE e a 1ª da PB com maior número de descontos indevidos registrados

O Município de Aguiar, localizado na Região Metropolitana do Vale do Piancó, na Paraíba, é a quinta cidade do Nordeste e a primeira da Paraíba no ranking do maior número de descontos realizados indevidamente em contracheques de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social). Os dados foram revelados a partir da investigação iniciada por autoridades e especialistas sobre as fraudes do INSS. Dados preliminares apontam que em Aguiar, dos 1.427 beneficiários do INSS, pelo menos 911 tiveram descontos indevidos em seus respectivos contracheques representando, assim, 63,84% da porcentagem com descontos, número que perde apenas para as cidades de Floresta do Piauí (PI), que registrou 63,98% de descontos; Vertente do Lério (PE), com 65,11%; Altamira do Maranhão (MA), com 65,26%; e, Ribeiro Gonçalves (PI), com 65,40%. Ainda segundo as investigações, pelo menos, 67% dos benefícios com descontos de mensalidades associativas eram rurais, ante 33% em aposentadorias e pensões urbanas analisadas pela CGU (Controladoria-Geral da União). No país, entre 2019 e 2024, cerca de 74% dos benefícios foram para a clientela urbana, ante 26% de segurados rurais, de acordo com o Boletim Estatístico da Previdência Social. Leia também: INSS: veja como contestar valores descontados indevidamente do seu benefício por associações Veja a lista dos municípios com mais de 60% de beneficiários com descontos: Município Quantidade de aposentados e pensionistas Quantidade com descontos Porcentagem com descontos Total de descontos (março de 2024) Ribeiro Gonçalves (PI) 1.263 826 65,40% 24.969,89 Altamira do Maranhão (MA) 1.569 1.024 65,26% 31.704,85 Vertente do Lério (PE) 2.313 1.506 65,11% 44.930,38 Floresta do Piauí (PI) 683 437 63,98% 12.817,41 Aguiar (PB) 1.427 911 63,84% 28.382,95 Patos do Piauí (PI) 1.848 1.167 63,15% 34.790,17 Fortuna (MA) 3.307 2.088 63,14% 66.826,22 São Félix de Balsas (MA) 1.157 728 62,92% 22.028,15 Jacobina do Piauí (PI) 1.545 956 61,88% 28.224,91 Porto Alegre do Piauí (PI) 404 249 61,63% 7.994,96 Passagem Franca (MA) 3.701 2.280 61,6% 75.385,55 Anapurus (MA) 2.803 1.717 61,26% 52.162,93 Passagem Franca do Piauí (PI) 917 561 61,18% 16.777,17 Ninheira (MG) 2.116 1.292 61,06% 38.606,81 Várzea da Roça (BA) 3.422 2.086 60,96% 63.699,22 Matias Olímpio (PI) 2.229 1.357 60,88% 42.181,73 Benedito Leite (MA) 1.092 663 60,71% 20.210,36 Antônio Almeida (PI) 726 437 60,19% 13.548,70 São José do Peixe (PI) 955 573 60% 17.869,81 (Fonte: Click100.com.br com Folha / Imagem: reprodução Agência Brasil | Rafa Neddermeyer)

Lula deve desembarcar na Paraíba para vistoriar obras do Ramal do Salgado na próxima quarta-feira

O prefeito Alysson Francisco, do Município de Cachoeira dos Índios, localizado no Sertão paraibano, revelou que o presidente Lula (PT) deve se fazer presente na Região na próxima quarta-feira (21/05) para vistoriar o andamento das obras do Ramal do Salgado. O prefeito, através das suas redes sociais, divulgou foto de uma reunião da qual participou com a equipe do cerimonial da Presidência da República, para alinhar detalhes para a visita do presidente ao território paraibano. O Ramal do Salgado compõe o Trecho III do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (Pisf). Ele tem início na divisa dos estados da Paraíba e do Ceará e se estende por 34,81 km no interior desse último estado. (Foto: Secom PR | Ricardo Stuckert) Confira o vídeo:

Hurb: paraibanos são vítimas de golpe ao fazer reserva pelo Hotel Urbano; confira

A empresa Hurb, antigo Hotel Hurbano, que alcançou popularidade devido a ofertas de promoções “espetaculares”, segue colaborando para que novos episódios de insatisfações e denúncias por parte de seus usuários cheguem à Justiça e corroborem com a péssima fama da agência de viagens que, atualmente, responde a mais de 100 mil processos por ‘calote’. Na Paraíba, uma usuária que preferiu não revelar o nome, em contato com a redação do @portaldacapital, confirmou ser mais uma vítima paraibana da agência de viagens. Segundo a vítima, ela teria reservado, pelo site do Hurb, no mês de março de 2025, hospedagem em um hotel instalado na cidade de Recife, porém, o hotel nunca sequer foi informado da existência de tal reserva e, muito menos, do dinheiro pago por ela. Ao entrar em contato com o site da Hurb, a vítima solicitou devolução do dinheiro, porém, apesar da empresa emitir comprovantes de devolução dos valores via Pix a vítima segue no prejuízo porque, segundo ela, o dinheiro ainda não voltou para a sua conta bancária. (Veja imagens dos comprovantes ao final desta matéria) A Hurb ainda enviou para a vítima paraibana, um e-mail lamentando o ocorrido e reconhecendo que apesar do status “devolvido” o Pix poderia não estar na conta. No mesmo documento a empresa pede paciência, diz que o pedido foi cancelado devidos a atrasos provocados por “ajustes operacionais” e que o processo de reembolso já estaria em andamento e sendo tratado pela equipe responsável. Porém, desde março, a paraibana segue sem a devida devolução dos valores pagos. Este é só mais um caso, dentre milhares, que alcança consumidores desavisados acerca do já tão extenso histórico de ‘calotes’ ligados ao nome da Hurb ao longo de vários anos e, o mais surpreendente é que, de acordo com depoimentos de outras vítimas que já acionaram a Justiça para tentar reaver o dinheiro investido no sonho de uma viagem perfeita, a empresa, mesmo após condenações juidiciais, de modo reiterado, simplesmente desobedece a determinação judicial e não devolve  os valores aos consumidores que foram lesados. Apesar de todas as denúncias, dos cerca de 100 mil processos na Justiça e de insatisfações repetidas, a empresa, segue operando normalmente e colecionando novas vítimas. Em um dos poucos contatos feitos junto à imprensa, a empresa nega todas as acusações e diz que trabalha para resolver quaisquer pendências. Quanto a paraibana, ela afirmou que irá acionar a Justiça, apelar para os céus por uma resolução do seu caso e alertar a outros consumidores sobre o risco real de ‘calote’ ao confirmar reservas de hotéis ou voos pelo Hurb, antigo Hotel Urbano. (Fonte e imagens: Portal da Capital / Imagem de capa: reprodução internet) Confira imagens:

STF emite ofício de urgência e pede folha de antecedentes criminais de ex-primeira-dama da Paraíba

O Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu um ofício de urgência, na terça-feira (13/05), solicitando a presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, a folha de antecedentes criminais da ex-primeira-dama da Paraíba, Pâmela Monique Cardoso Bório. “Nos termos do(a) despacho/decisão proferido(a) nos autos em epígrafe, cuja cópia segue anexa, requisito a Vossa Excelência o envio a esta Corte, no prazo de 5 dias, da folha de antecedentes criminais, acompanhada, em caso positivo, de certidão de objeto e pé com detalhamento do trâmite processual, de PÂMELA MONIQUE CARDOSO BÓRIO“, diz o ofício. O STF, através do despacho referente a Ação Penal nº 2.543, do Distrito Federal, confirma que Pâmela Bório não compareceu ao próprio interrogatório agendado para o dia 15 de abril e que aconteceria a partir de uma videoconferência. “Em 15/4/2025, a audiência de instrução foi realizada, momento em que o Juiz Auxiliar reconheceu como prejudicado o interrogatório da ré e decretou sua REVELIA, diante da sua ausência“, registra o documento. Isso pode resultar em consequências como a presunção de veracidade dos fatos alegados pela parte contrária, levando o juiz a decidir com base apenas nas provas apresentadas pelo autor da ação. No entanto, a revelia não significa automaticamente uma condenação, pois o juiz ainda deve avaliar se os pedidos estão de acordo com a lei. A ex-primeira-dama da Paraíba, ex-miss Bahia e atual suplente de deputado, passou à condição de ré por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, movimentação, que resultou na depredação dos prédios dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e, de acordo com as investigações, visava um golpe de Estado para impedir que o presidente Lula (PT), eleito em 2022, governasse. Pâmela é acusada de, pelo menos, sete práticas irregulares, entre elas, dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima. Leia também: STF: processo de ex-primeira-dama da PB está concluso ao relator; decisão sairá nos próximos dias Clique aqui e confira a íntegra do ofício. Clique aqui e confira a íntegra do despacho. (Fonte: Click100.com.br com Ascom STF / Imagem: reprodução redes sociais)

Quarta Turma valida leilão do Hotel Tambaú (JP) arrematado por R$ 40,6 milhões pelo grupo AG Hotéis

Em julgamento realizado nesta terça-feira (13/05), a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) validou o leilão em que o Hotel Tambaú, em João Pessoa, foi arrematado pelo grupo AG Hotéis e Turismo S/A por R$ 40,6 milhões em 2021. Inaugurado na década de 1970, o hotel era um dos cartões-postais mais famosos da capital da Paraíba e foi a leilão no processo de falência do Grupo Varig, que era o proprietário da Rede Tropical de Hotéis. O caso chegou ao STJ após um dos interessados interpor agravo de instrumento no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) contra a decisão de primeiro grau que determinou a realização de novo leilão do hotel, pois o primeiro não fora bem-sucedido. Por não ter sido atribuído efeito suspensivo ao agravo, o processo da falência seguiu seu curso normal. No dia 4 de fevereiro de 2021, foi realizado o segundo leilão, no qual o grupo AG Hotéis foi declarado vencedor. Contudo, o agravo acabou sendo provido pelo TJRJ, e o leilão foi considerado nulo. Novo leilão maximizou ativos da massa falida Segundo o relator do caso na Quarta Turma do STJ, ministro Marco Buzzi, foi correta a decisão do juízo falimentar ao determinar a realização de novo leilão, em razão de o proponente supostamente vencedor do leilão anterior não ter cumprido a sua proposta, deixando de pagar o sinal e a comissão do leiloeiro. “Não poderia o processo falimentar ficar à mercê dos interesses do proponente que, em vez de cumprir os compromissos decorrentes da sua oferta, causou tumulto processual com sucessivas petições e retificação da proposta inicialmente apresentada”, disse. Para o relator, a manifestação de interesse no objeto do leilão por novos participantes, no bojo do processo falimentar, “corrobora a ideia de que a realização de nova hasta teve o condão de maximizar os ativos da massa falida”. “Deste modo” – continuou Marco Buzzi –, “a decisão de primeiro grau busca garantir a rápida e efetiva liquidação dos ativos da massa, o que não seria alcançado pela reiteração de oportunidades ao proponente causador de tumulto processual”. Previsão de investimentos De acordo com informações publicadas pelo site Turismo em Foco, a reforma e entrega do ‘novo’ Hotel Tambaú, em João Pessoa, deve custar cerca de R$ 100 milhões. A informação foi repassada pelo diretor do Grupo AG Hotéis, do Rio Grande do Norte, Ruy Gaspar. O empresário revelou que o grupo tem pressa para reabrir o hotel e antecipou que ele já deverá estar aberto para o Réveillon de 2026/2027. Ao TURISMO EM FOCO, ainda com a adrenalina do resultado da Justiça, Ruy Gaspar disse que tudo ainda está muito recente, porém, a expectativa é de que na próxima semana o Grupo comece a procurar um escritório de arquitetura da Paraíba para discutir o desenvolvimento do projeto de revitalização do Tambaú. “Estamos na espera da publicação do acórdão para tomar a posse definitiva do equipamento”. Repercussão Na Paraíba, o grupo Ampar Hotelaria que disputava a posse do hotel se manifestou através de ‘nota oficial’ sobre a decisão do STJ. Confira ‘Nota Oficial’ distribuída pelo grupo paraibano Ampar Hotelaria: “NOTA OFICIALAMPAR HOTELARIA O Superior Tribunal de Justiça, em julgamento realizado no dia 13 de maio de 2025, decretou a nulidade do leilão judicial que resultou na arrematação do Hotel Tambaú pela AMPAR HOTELARIA. A decisão será objeto de recurso próprio, com elevada expectativa de reversão, diante da evidente contrariedade a precedentes consolidados do próprio Superior Tribunal de Justiça. Essa decisão vem após a AMPAR HOTELARIA ter efetuado, há mais de três anos, o pagamento de mais de R$ 40 milhões pela arrematação do hotel, além de mais de R$ 1 milhão pagos à Prefeitura Municipal de João Pessoa para viabilizar a transferência da titularidade do imóvel no cartório de registro competente — evidenciando o fiel cumprimento de todas as obrigações legais, financeiras e administrativas assumidas pela empresa. A controvérsia será submetida a novo julgamento, no qual se espera uma solução definitiva, pautada na legalidade, na segurança jurídica e na proteção à boa-fé dos arrematantes que, como a AMPAR HOTELARIA, cumpriram integralmente suas obrigações e aguardam o reconhecimento de sua legítima titularidade. Diferentemente da AMPAR, a empresa que pleiteia o reconhecimento como arrematante não realizou o pagamento total do preço, buscando se beneficiar por meio de manobras judiciais que desvirtuam o devido processo legal e o próprio instituto da arrematação judicial. A AMPAR HOTELARIA reafirma sua plena confiança na Justiça brasileira e seguirá firme na defesa de seus direitos, convicta de que a verdade dos fatos será restabelecida e a propriedade do Hotel Tambaú definitivamente preservada. João Pessoa, 13 de maio de 2025Valberto AzevedoAdvogado – OAB/PB.Representante legal da AMPAR HOTELARIA“ (Fonte: Click100.com.br com Ascom STJ e Turismo em Foco / Imagem: reprodução internet)

INSS: veja como contestar valores descontados indevidamente do seu benefício por associações

Associações que forem contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado A partir desta terça-feira (13/5) pessoas beneficiárias do INSS que tiveram descontos associativos — autorizados ou não — começaram a receber notificações oficiais informando a identificação de débitos em seus benefícios. Nove milhões de aposentados e pensionistas estão sendo notificados por meio do aplicativo Meu INSS. PARA BAIXAR O APP MEU INSS Para Android (Google Play) Para iPhone (App Store) Quem foi notificado poderá, a partir de quarta-feira (dia 14/05), informar qual associação realizou o desconto e o período em que a cobrança foi realizada, tanto pelo aplicativo Meu INSS e quanto pela Central de Atendimento, no telefone 135. Com esses dados em mãos, o segurado poderá confirmar ou contestar o vínculo de forma simples e digital. Caso não tenha autorizado, será solicitada a devolução dos valores. As associações que forem contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado. Caso não comprovem, deverão devolver os valores cobrados indevidamente. A entidade que não apresentar o comprovante de autorização de desconto do beneficiário, deverá realizar o ressarcimento ao INSS (por meio de GRU – guia de recolhimento da União – específica). Após o recebimento, o INSS depositará o valor diretamente na conta bancária vinculada ao benefício. Leia também• Confira: “Perguntas e Respostas” sobre a restituição dos descontos indevidos do INSS DEFESA DO CIDADÃO — O presidente do INSS, Gilberto Waller, detalhou como funcionará o processo de devolução dos valores cobrados indevidamente, reforçando o papel do Instituto na proteção dos segurados. “O INSS vai fazer a defesa do cidadão perante a associação, informando: ‘o nosso segurado, o nosso beneficiário não reconhece esse pagamento’. A associação terá que fazer um depósito identificado por meio de GRU específica ao INSS, e esse valor será repassado ao segurado pela conta do benefício, por meio de folha suplementar”, ressaltou. Waller enfatizou que os cidadãos lesados não precisarão juntar documentos para provar que estão falando a verdade. O ônus da prova caberá às associações e aos sindicatos. COMO INFORMAR SOBRE O DESCONTO — A consulta para verificar se houve desconto indevido no benefício pode ser feita somente por dois canais oficiais: O INSS não envia mensagens por WhatsApp, SMS ou faz ligações para falar sobre reembolso. Confira o passo a passo: Outra forma de verificar se houve algum desconto indevido é consultando o extrato de pagamento dentro do próprio aplicativo. Faça assim: Se o segurado não autorizou o desconto, poderá comunicar o pagamento indevido e ter a devolução do valor de forma simples e sem burocracia: IMPORTANTE:Aposentados e pensionistas do INSS que tiveram desconto de mensalidade associativa não autorizado no contracheque de abril terão o dinheiro devolvido na próxima folha de pagamento (maio) e as demais mensalidades foram descontinuadas.Como os descontos foram suspensos, os segurados não precisam solicitar o cancelamento. (Fonte: Agência Gov / Imagem: Secom PR via Agência Gov)

Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo vai ofertar 22 capacitações gratuitas

Desenvolver ou aprimorar as próprias habilidades, conhecimentos e competências é um fator essencial para quem busca uma colocação no mercado de trabalho. E, em João Pessoa, quem tem interesse em se capacitar encontra diversas oportunidades. Somente no Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo, que será realizado nos dias 21 e 22 de maio, serão ofertadas 22 capacitações gratuitas, nos dois dias. O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), e acontece no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro Tambauzinho. O atendimento ao público nos dois dias será feito das 9h às 12h e das 13h às 16h. “Essas capacitações podem ser um fator chave para que os candidatos já saiam com a sua Carteira de Trabalho devidamente assinada, pois muitas empresas, na hora da contratação de seus colaboradores, são criteriosas na análise da qualificação”, salientou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Capital, Bruno Farias, acrescentando que as capacitações também são importantes para quem já tem emprego. “Para quem já está empregado, participar destas capacitações é igualmente importante, pois esse pode ser o caminho mais seguro para o upgrade profissional, possibilitando a ascensão dentro dos planos de cargo, carreira e remuneração de cada empresa. Vale salientar que os cursos não serão limitantes apenas para quem está buscando uma vaga de emprego, de tal sorte que tanto pessoas já empregadas, bem como empreendedores podem participar”, informou. Cursos ofertados – Inteligência financeira, Inteligência emocional, Atendimento ao cliente, Introdução a logística, Chat GPT para negócios, Primeiros socorros, Introdução à segurança do trabalho, Gestão de riscos para empreendedorismo, Oratória, Operação de caixa, Como trabalhar em atendimento de delivery e aplicativos, Manutenção de celular, Desenvolvendo competências para o mercado de trabalho atual, Noções básicas para bodypiercing e tattoo, entre outros. Eu Posso Aprender – O diretor de Qualificação e Projetos da Sedest, Lucas Meirelles, explicou que é muito simples participar das capacitações. “Podem participar pessoas a partir de 16 anos. Não precisa de inscrição prévia, é só chegar lá, apresentar o documento de identidade e CPF e fazer o curso. O interessado recebe certificado no final de cada capacitação, que dura aproximadamente uma hora e quarenta e cinco minutos”, detalhou. (Fonte: Secom PMJP / Imagem: Secom PMJP | Kleide Teixeira)

Crônica – A Geração do Depois

A palavra do nosso tempo não é mais “sim”, nem “não”. É depois. Ela escorre da boca como se fosse resposta universal para tudo que exija esforço, concentração ou uma dose mínima de disciplina. Ler um livro? Depois. Fazer um curso? Depois. Escrever aquele projeto, estudar aquela matéria, organizar as finanças, começar a terapia, aprender a cozinhar, entender como o mundo funciona? Depois. E o “depois” de hoje, sabemos, é só o nome educado do nunca. Vivemos numa cultura molenga, amortecida, onde o mínimo já parece muito, e qualquer coisa fora da bolha do prazer instantâneo é descartada com desinteresse. Há uma indiferença escancarada diante do que é importante, uma apatia disfarçada de leveza. “Ah, deixa fluir”, dizem. Mas o que flui mesmo é o tempo – e ele não volta. O problema não é a falta de talento, nem de oportunidade. É a falta de tesão em crescer. A geração atual – tão criativa, tão conectada, tão cheia de potencial – parece ter se tornado refém de uma preguiça existencial. Não a preguiça gostosa de um domingo à tarde, mas aquela que paralisa. Que neutraliza. Que embrulha qualquer possibilidade de conquista dentro do papel de presente do depois. Disciplina virou palavrão. Dedicação, sinônimo de careta. Concentração, uma ofensa à dopamina. E qualquer convite à melhoria pessoal soa como um esforço desnecessário diante da promessa colorida de um vídeo de 15 segundos que dança, ri e “entretém”. Como competir com isso? É como se o mundo real – aquele onde o sucesso demora, onde a aprendizagem exige tempo, onde o crescimento dói – tivesse perdido o charme. E em seu lugar, cresceu um mundo artificial onde tudo é rápido, fácil, bonitinho e sem consequência. Um lugar onde o fracasso não existe, onde não se sua, não se insiste, não se aprofunda. E ainda assim, todos seguem cansados. Cansados sem ter feito. Frustrados sem ter tentado. Perdidos sem terem saído do lugar. Porque mesmo que o corpo esteja imóvel, a mente cobra. Cobra o tempo desperdiçado, cobra a promessa não cumprida, cobra a vida não vivida com mais coragem. A verdade é que o “depois” está matando a potência de uma geração brilhante. Gente boa, cheia de ideias, de sonhos – mas que espera o algoritmo decidir a próxima ação. Espera um sinal do céu ou um áudio motivacional pra começar qualquer coisa. Espera “a vontade bater”. Como se a vontade batesse à porta, fizesse check-in e dissesse: “Pronto, agora vai!”. Mas não vai. Nunca vai. Porque crescer dá trabalho. Porque ninguém aprende nada importante sem ralar. E porque tudo o que vale a pena exige começar antes, não depois. A geração do depois ainda pode virar a geração do agora. Mas vai ter que brigar com o próprio comodismo, com a sedução do sofá, com o vício da distração e com essa ideia insidiosa de que viver é só consumir, e não construir. O tempo está passando. O mundo continua girando. E a pergunta fica: você vai deixar pra depois mais uma vez? João Pessoa, 05 de maio de 2025 (Imagem de 8photo no Freepik)

Topo
Verified by MonsterInsights